Catalase

Vamos conhecer as funções dessa enzima no organismo dos seres vivos? Continue lendo!

A catalase é uma enzima presente nos peroxissomos dos animais, nos peroxissomos e nos glioxissomas das plantas e no citoplasma dos procariontes.

No entanto, a principal organela em que a catalase pode ser encontrada, é nos peroxissomos. Sendo assim, essa enzima está presente em quase todos os seres vivos.

O que é catalase?

A catalase é uma enzima do tipo oxidorredutase, ou seja, ela oxida compostos orgânicos. O composto orgânico que é degradado pela catalase é o peróxido de hidrogênio.

Função da catalase

A catalase é a enzima responsável por catalisar a reação de degradação do peróxido de hidrogênio, um elemento que é tóxico para as células dos seres vivos.

Essa enzima promove a degradação desse composto em água e oxigênio, retirando a ação tóxica dele e promovendo o equilíbrio do organismo.

Uma única molécula de catalase é capaz de decompor milhões de moléculas do peróxido de hidrogênio.

A atuação dessa enzima contribui também para a formação de sais biliares e para degradação de substâncias tóxicas no fígado.

Isso ocorre porque tanto no fígado quanto nos rins existem muitos peroxissomos e, assim, uma alta produção de catalase.

Equação de reação da catalase

A degradação de peroxido de hidrogênio catalisada pela enzima catalase obedece a seguinte reação:

2 H2O2 + catalase → 2 H2O + O2
Veja também:
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More