Persas

Os persas formaram uma das civilizações mais importantes da Antiguidade.

0

Os persas compuseram uma das civilizações da Antiguidade, localizada ao leste da Mesopotâmia, onde atualmente situa-se o Irã.

Esta civilização se fixou entre o Golfo Pérsico e o Mar Cáspio por volta de 550 a.C.

Liderados pelo rei Ciro, o exército persa conquistou uma grande região onde formou um Estado centralizado que dominou a Mesopotâmia por um longo tempo.

A civilização persa foi uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade, caracterizada pelo expansionismo que abrangeu territórios do Egito, Babilônia, Síria, Palestina, Fenícia, Reinos da Lídia e regiões gregas da Ásia Menor.

Persas — Localização e mapa

A Pérsia se localizava no Planalto do Irã, em uma região montanhosa com poucas planícies. A partir do segundo milênio, diversos povos se estabeleceram ali, como os persas e os medos.

Durante um longo período, os persas foram dominados pelos medos. Situação que se modificou por volta de 550 a.C., quando um príncipe persa chamado Ciro comandou uma revolta vitoriosa. Assim, após dominar os povos da região, construiu o Império Persa.

O rei Ciro investiu em um forte exército que contribuiu para a expansão das fronteiras do Império. Além dele, Cambises e Dario, seus sucessores, obtiveram novas conquistas.

Com isso, o Império Persa envolveu uma grande área que ia do Rio Nilo (Egito) até o Rio Indo (Índia).

Vejamos o mapa do Império Persa:

Persas
Mapa do Império Persa

Administração do Império Persa

Visando uma melhor administração do Império Persa, Dario I conservou o território dividido em satrapias, isto é, províncias.

Além disso, os funcionários escolhidos para governar estas regiões foram os sátrapas, pessoas da confiança do imperador.

Esses funcionários eram vigiados por outros empregados do monarca, estes inspetores eram conhecidos como os olhos e os ouvidos do rei.

Os povos dominados pelo Império Persa tinham a permissão de manter sua religião e costumes. No entanto, eles eram obrigados a pagar altos impostos e trabalhar no exército.

Foram construídas estradas e um eficaz sistema de correios a fim de facilitar o deslocamento do exército, a comunicação e o comércio dentro do Império.

A principal estrada possuía cerca de 2.600 km de extensão, ligando Susa a Sardes. Os corredores reais levavam cerca de oito dias para percorrê-la a cavalo.

Além disso, o Imperador Dario I criou uma moeda única, facilitando o comércio. Várias mercadorias eram comercializadas no Império Persa, entre elas estavam artesanatos em prata, ouro e pedras preciosas.

Persas — Religião

A religião persa era o zoroastrismo, criada por Zoroastro também chamado de Zaratustra (628–551 a.C.).

Esta religião é dualista, ou seja, defende a existência do bem e do mal. Os princípios do zoroastrismo se encontram no livro sagrado da religião, a Avesta.

Para eles existem um deus supremo, que é Ahura Mazda, que simboliza a luz e o bem, além de ser o criador de tudo. Seu rival é Arimã, que reflete o mal, as trevas e a destruição.

Seus seguidores acreditam na vida após a morte para os honestos e no julgamento dos mortos.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.