Plano de aula – Consciência Negra – Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre o Dia da Consciência Negra que elaboramos para as suas turmas do ensino fundamental!
O dia 20 de novembro foi a data escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil. No entanto, é importante ter em mente que a problemática do racismo deve ser debatida todos os dias do ano.
Pesquisas indicam que o Brasil é o país que mais reúne pessoas negras fora do continente africano, além de ser composto predominantemente por pessoas negras e mestiças.
Sendo assim, a população brasileira precisa estar consciente das formas de racismo e suas consequências no nosso cotidiano, para que possamos mudar essa realidade. Afinal, subjugar o outro somente pelo tom de sua pele é excluir todas as potencialidades que ele traz consigo.
Compreendendo a importância dessa temática, elaboramos um plano de aula sobre a consciência negra direcionado para turmas do ensino fundamental.
Plano de aula – Consciência negra
TEMA: Consciência negra
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Explicar o que é consciência negra;
- Explicar e questionar o período escravocrata;
- Promover um debate sobre o racismo;
- Mostrar as leis abolicionistas
- Falar sobre o racismo na atualidade;
- Estimular o combate ao racismo.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens e música;
- Para reproduzir as imagens e a música: aparelho de som, caixas de som, TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Inicie a aula escrevendo no quadro “Consciência negra”. Em seguida, pergunte aos estudantes o que lhes vem à cabeça ao ler essas duas palavras.
À medida que os estudantes forem se manifestando, puxe setas e escreva no quadro. Feito isso, explique o significado dessa expressão e pergunte a eles por que o nosso país separou um dia do ano para celebrar o Dia da Consciência Negra.
Em seguida, fale sobre o período escravocrata. Nesse momento, aborde desde o tráfico negreiro até a abolição da escravidão.
Diga como o transporte dos povos africanos para o Brasil era feito e depois reproduza alguma imagem para que eles consigam refletir sobre o assunto. Segue o exemplo:
Fale de modo breve como ocorriam os trabalhos nas lavouras, como os povos escravizados se alimentavam e como dormiam.
Em seguida, fale sobre o processo da criação das leis abolicionistas até chegar à Lei Áurea. Feito isso, explique por que o dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra.
Aula 2
Na segunda aula, imprima a letra da música Olhos Coloridos, interpretada por Sandra de Sá. Depois de entregar uma cópia da letra da canção para cada estudante, convide-os a ouvi-la.
Depois de ouvirem a música, leia a letra junto com a turma. Peça para que cada estudante leia uma frase, pois assim, todos participarão. Em seguida, analisem cada parágrafo.
Feito isso, faça as seguintes perguntas:
- Por que vocês acham que o compositor dessa canção, o músico Macau, a escreveu?
- Vocês acham que hoje em dia ainda existe racismo no Brasil? Por quê?
- O que podemos fazer para combater o racismo?
Nesse momento, chame a atenção para o fato da injúria racial e do racismo serem crimes no Brasil. E não se esqueça de procurar informações especializadas para instruir os estudantes a como agir diante de um episódio ou comentário racista.
Em seguida, peça para que a turma se divida em grupos de quatro e solicite que eles façam uma paródia da música cantada por Sandra de Sá, voltada para o combate ao racismo.
Veja mais em:
- Plano de Aula sobre Folclore – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano
- Plano de aula de História – Cristo Redentor
- Plano de aula Dia dos Pais – Ensino Fundamental
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