Plano de aula – Culinária tradicional brasileira – 3º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre a culinária tradicional brasileira que elaboramos para a sua turma do 3º ano do ensino fundamental!
A culinária brasileira se originou de uma mistura de heranças e tradições culturais de diferentes povos, indígenas, africanos e europeus. Por isso, ela é tão diversificada e saborosa.
Cada estado brasileiro possui seus pratos típicos que são preparados a partir das tradições que são repassadas de geração a geração.
Além de ser importante para a nossa alimentação, a comida envolve um ritual. Muitas pessoas consideram o ato de se alimentar sagrado. Sentar à mesa com a família significa um momento de comunhão e de fortalecimento dos laços afetivos.
Muitas pessoas, principalmente as que residem no interior, ainda mantêm o hábito de retirar o chapéu na hora de se alimentar e colocar a camisa. Estas ações simbolizam o respeito a esse momento.
Dessa forma, notamos a importância de valorizar a culinária do nosso povo, pois ela faz parte do cotidiano de todos os brasileiros.
Compreendendo a importância do ato de se alimentar aliado à valorização da cultura de nosso país, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre a culinária tradicional brasileira direcionado a turmas do 3° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Culinária tradicional brasileira
TEMA: A culinária tradicional brasileira
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada.
OBJETIVOS:
- Mostrar a importância do ato de se alimentar;
- Valorizar a comida;
- Explicar o que são pratos típicos;
- Evidenciar que cada região do país possui seu prato típico;
- Promover o respeito às tradições culinárias de todas as regiões;
- Desenvolver a memória, linguagem, escrita e criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro ou lousa;
- Giz ou pincel;
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: projetor de vídeo, notebook, TV, computador;
- Folha branca;
- Lápis de colorir e de escrever.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Inicie a aula dizendo à turma qual é sua comida preferida. Neste momento, seria importante você citar um prato brasileiro. Em seguida, escreva no quadro os ingredientes e o modo de preparo do prato, de forma bastante breve e objetiva.
Feito isso, pergunte aos estudantes qual é o prato preferido deles. Deixe os estudantes que souberem os ingredientes e o modo de preparo dos seus pratos preferidos narrarem, assim, estarão exercitando a memória.
É provável que muitos citem pratos brasileiros. Os que citarem comida japonesa, por exemplo, peça para que eles digam algum prato típico do nosso país.
Caso nenhum estudante cite pratos estrangeiros, faça a seguinte pergunta: “Vocês sabiam que todos os pratos que vocês citaram são típicos do nosso país?”. Explique o significado da palavra “típico”.
Em seguida, fale brevemente sobre a história da culinária tradicional brasileira, como ela foi construída. Quando você for narrar a história da culinária do nosso país, saliente que cada região possui seu prato típico específico.
Nesse momento, seria interessante você pegar um mapa do Brasil e mostrar à turma o quanto nosso país é grande, por isso, nem todas as regiões possuem o hábito de comer as mesmas coisas.
Feito isso, selecione algumas imagens de pratos típicos da culinária de cada região e reproduza para a turma. Selecionamos algumas:
Imagem 1 – Região Centro-Oeste
Imagem 2 – Região Nordeste
Imagem 3 – Região Norte
Imagem 4 – Região Sudeste
Imagem 5 – Região Sul
No momento em que estiver reproduzindo as imagens, conte a história da construção de cada prato. Pergunte à turma se alguém já comeu algum destes pratos.
Em seguida, repasse as imagens novamente e solicite que eles escrevam no caderno os ingredientes que eles conseguiram identificar.
Aula 2
Para esta aula, selecione outras imagens de pratos típicos específicos da sua região e siga a mesma metodologia, conte a história dos mesmos.
Em seguida, proponha à turma que eles criem seus próprios pratos. Esta atividade deve conter os ingredientes, modo de preparo e um desenho do prato finalizado. Não se esqueçam de nomear os pratos!
Veja mais em:
- Plano de aula – O patrimônio cultural do Brasil – 3º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Indígenas no Brasil – 3º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – A internet como marco na história da humanidade – 4º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.