Um gostinho baiano – Conheça 13 pratos típicos da Bahia

A Bahia é muito famosa por sua culinária típica, com sabores intensos, que tornam suas comidas únicas. Conheça 13 pratos típicos da Bahia que você vai amar.

0

A Bahia é muito conhecida por suas comidas típicas e temperos marcantes que dão graça e um toque delicioso para a comida. Alguns pratos têm origem africana, pelo fato de que muitos africanos foram trazidos para o Brasil na época colonial e muito de sua cultura e costumes acabaram por se enraizar aqui.

Portanto, não foi diferente na culinária com pratos como moqueca, vatapá, caruru, xinxim de galinha. Assim, graças a essa miscigenação temos parte da origem da culinária baiana.

Grande parte dos seus pratos são feito com azeite de dendê o que dá um sabor especial baiano e utilizam muitos frutos do mar, peixe ou camarão. Então, nada mais justo que fazer uma lista com 13 maravilhas da cozinha baiana para conhecer e ficar com água na boca de vontade de experimentar todos.

Pratos típicos da Bahia

1 Acarajé

Acarajé

O acarajé é o prato mais famoso e típico da Bahia e é impossível ir ao estado e não experimentar essa delícia. Porém, quem tem alergia a camarão deve tomar cuidado.
Esse comida é muito comum na Nigéria e Gana, onde eles são muito consumidos no café da manhã.

O prato é feito com massa de feijão fradinho e frito em azeite de dendê. Após isso, ele é cortado e recheado com camarão, vinagrete, vatapá e, caso você goste, muita pimenta.

O acarajé também pode ser recheado com caruru, um cozido de quiabos com aspecto parecido com um creme mais engrossado.

2 Abará

Abará

O abará é na verdade um versão diferente do acarajé. É uma comida tradicional do candomblé, sendo oferecida aos orixás. O abará é um bolinho feito com massa de feijão e cozido envolto em uma folha de bananeira, é aí que se difere do acarajé, que é frito.

3 Vatapá baiano

Vatapá baiano

O vatapá baiano é um prato bastante cremoso e chegou ao Brasil por intermédio dos africanos. Seus principais ingredientes são leite de coco, amendoim, pão francês, farinha de mandioca, castanha de caju, gengibre e camarão. Além disso, temos a estrela principal de muitas receitas baianas, o azeite de dendê.

É muito consumido como recheio do acarajé, mas também pode ser acompanhamento para o arroz e caruru. Além disso, é consumido com peixe, frutos do mar e pode até ser servido com frango.

4 Caruru

Caruru

O caruru se diferencia do vatapá por ser feito com quiabo. Então, é uma comida cremosa e os seus ingredientes são: quiabo cortado bem pequeno e cozido, camarão seco, temperos e o azeite de dendê.

5 Moqueca baiana

Moqueca baiana

As moquecas mais tradicionais e consumidas na Bahia, são as moquecas de camarão e de peixe, mas o prato também pode ser preparado com siri ou mariscos. Além disso, tem como ingredientes o leite de coco, temperos e o essencial azeite de dendê.

6 Bobó de camarão

Bobó de camarão

O bobó de camarão também é de origem africana mas acabou por ganhar os temperos baianos em terras brasileiras. Esse prato é muito parecido com a moqueca, porém ele é mais grosso e denso.

O grande diferencial das duas receitas é a mandioca, que é acrescentada junto com o cozimento dos camarões e engrossa o caldo. Somado a isso, os outros ingredientes são temperos e o azeite de dendê.

7 Xinxim de galinha

Xinxim de galinha

O xinxim de galinha é um típico prato baiano feito com frango e antigamente era feito em festas populares.Os ingredientes desse prato são o frango, camarão seco, arroz, castanha de caju, amendoim e temperos.

Essa mistura pode parecer estranha mas vale muito a pena experimentar!

8 Sarapatel

Sarapatel

O sarapatel é um prato de origem portuguesa. É feito com vísceras de porco picadinhas em cubos, refogados, cozidos e com temperos variados. Além disso, é acrescentado sangue na colhado no preparo do prato. Normalmente, é servido com farinha de mandioca ou com arroz.

9 Tapioca ou beijú

Tapioca ou beijú

A tapioca é de origem indígena e se popularizou muito na Bahia. Ela é feia de massa de polvilho, que vem da mandioca. Seu recheio pode ser bem variado, com leite de coco, leite condensado, queijo, fruta, carnes e o mais simples é feito só com manteiga. Entretanto, na Bahia é muito comum a tapioca com recheio de peixe e de camarão seco.

10 Quindim

Quindim

O quindim tem origem portuguesa e chegou ao brasil no período colonizatório e foi modificado com ingrediente brasileiros. Na falta de alguns ingrediente lusitanos, como as amêndoas foi incrementado o coco.

Seus ingredientes são gema de ovo, açúcar e coco ralado e é muito apreciado na Bahia.

11 Arroz de Hauçá

Arroz de Hauçá

Esse é mais um prato de origem africana que virou tradição na Bahia. O Arroz de Hauçá ficou ainda mais popular depois que foi relatado ser o prato preferido do escritor Jorge Amado.

A comida é composta por arroz branco cozido com leite de coco, carne seca e um toque de azeite de dendê.

12 Mungunzá

Mungunzá

O mungunzá é bem popular na Bahia, porém tem outro nome nas diversas regiões do país, como o nome Canjica. Em outras localidades do país essa comida é bastante comum em épocas de festa junina, mas na Bahia é frequente o ano todo.

Esse prato é feito a partir de um tipo diferente de milho, cozido e misturado com outros ingrediente, como o leite animal ou leite de coco, açúcar, canela e amendoim.

13 Cocada

Cocada

A cocada não é algo popular só da culinária baiana e, na verdade, já se estendeu por toda a América Latina. Apesar disso, a cocada é muito tradicional e popularmente feita na Bahia, de forma que já é ligada ao tabuleiro das baianas.

Conheça também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.