Plano de aula de Ciências sobre como as plantas crescem
Este plano de aula tem como objetivo fazer os alunos compreenderem e argumentarem que as plantas obtêm o que precisam do ar e da água.
Assunto: Ciências
Série: 5° ano
Objetivo da lição: Compreender e argumentar através desse plano de aula que as plantas obtêm o que precisam do ar e da água. Apoie um argumento de que as plantas obtêm os materiais de que necessitam para o crescimento, principalmente do ar e da água.
Introdução
Dizer aos alunos: O que as plantas precisam para crescer? (Permita que os alunos respondam.)
Desenvolvimento
Dizer:
Existem muitos tipos diferentes de plantas e cada tipo diferente de planta tem necessidades diferentes. No entanto, todas as plantas precisam de água e sol para poderem crescer.
Por que as plantas precisam de água e sol? (Permita que os alunos respondam.)
As plantas precisam de água e sol porque produzem seus próprios alimentos, o que é chamado de fotossíntese.
As folhas de uma planta têm partes chamadas cloroplastos. Os cloroplastos têm pigmento verde, que é chamado clorofila. A clorofila é o que faz com que as folhas de uma planta sejam verdes.
Os cloroplastos absorvem dióxido de carbono do ar. O dióxido de carbono mistura-se com a energia armazenada do sol nos cloroplastos e cria um açúcar simples através de uma reação química.
O açúcar simples que é criado é então transportado através da planta e usado pela planta como energia.
A água também é necessária e usada no processo de fotossíntese. Sem água, a fotossíntese não seria capaz de acontecer.
Então, quais são as duas coisas que as plantas precisam para crescer? (Permita que os alunos respondam.)
As plantas precisam de ar e água.
Atividade
Os alunos devem fingir que alguém está tentando convencê-los de que a única coisa que as plantas precisam é de serem plantadas no solo.
Diga para eles pensarem no que diriam a eles e como você tentaria convencê-los de que as principais coisas que as plantas precisam são água e ar.
O aluno deve escrever uma resposta a essa pessoa.
Para finalizar, pergunte se alguém tem alguma dúvida.
Comentários
Dizer: Quem gostaria de compartilhar o que você escreveu? (Permita que os alunos compartilhem.)
Conteúdos Relacionados:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.