Plano de aula – Números de três ordens – 2º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Veja um plano de aula sobre números de três ordens com base na habilidade EF02MA01 da BNCC. Confira ideias legais com o ábaco e sugestão de atividades!
Cada algarismo que forma um número pertence a uma ordem e possui um valor posicional. Nos números de três ordens, há a ordem das unidades, das dezenas e das centenas.
Assim, para que os alunos possam formar e analisar números até a ordem das centenas, é necessário criar estratégias que os levem a compreender as características do sistema de numeração decimal.
A seguir, veja um plano de aula sobre números de três ordens com base na habilidade EF02MA01 da BNCC.
Plano de aula – Números de três ordens
TEMA: Números de três ordens
HABILIDADES DA BNCC: (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos
OBJETIVOS:
- Entender a ordem e posição dos algarismos que formam um número para determinar o valor posicional e formar números de três ordens.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Ábaco aberto;
- Quadro e giz;
DESENVOLVIMENTO:
Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento básico sobre ordem dos números.
1º momento
Comece a aula relembrando sobre os números e os seus algarismos, a ordem dos algarismos em um número, unidades, dezenas e centenas.
No quadro, escreva as relações entre unidades, dezenas e centenas:
- 1 unidade = 1
- 1 dezena = 10 unidades
- 1 centena = 100 unidades
Explique que cada algarismo de um número tem um valor posicional, que é um valor que depende da ordem do algarismo. Diga que, por isso, vocês irão utilizar o ábaco aberto.
O ábaco aberto é simples de ser construído e cada aluno poderá ter o seu próprio ábaco aberto feito com materiais recicláveis, como isopor, palitos, tampinhas de garrafa PET e caixa de ovos.
A ideia é que nessa aula, os alunos já estejam com o ábaco pronto. Veja algumas sugestões para fazer antes de dar essa aula.
É interessante utilizar tampinhas de cores diferentes para representar unidades, dezenas e centenas. Assim, durante a aula não existem mais “tampinhas”, mas sim unidades, dezenas e centenas.
É importante que eles entendam que apenas com os algarismos de 0 a 9 eles podem formar qualquer número de três ordens, por conta do valor posicional.
Então, mostre-lhes como utilizar o ábaco para saber o valor posicional de cada algarismo. Exemplifique com alguns números de três ordens, como 234.
Mostre que na ordem das unidades, o algarismo tem valor posicional igual ao próprio algarismo. Então, se o número é 4, o valor posicional é 4.
Já na ordem da dezena, o algarismo indica a quantidade de dezenas. Então, o 3 indica 3 dezenas, que é o mesmo que 30 unidades. Logo, o valor posicional é 30.
Por fim, na centena, o algarismo indica a quantidade de centenas. Então, o 2 indica 2 centenas, que é o mesmo que 200 unidades. Assim, o valor posicional é 200.
Escreva no quadro:
234 = 200 + 30 + 4
2º momento
Para praticar e absorver melhor o conteúdo, proponhas algumas atividades para os alunos.
Sugestão de atividade:
1) Utilize o ábaco para formar os números e, depois, escreva o número formado no caderno.
a) uma centena, quatro dezenas e sete unidades.
b) duas centenas, cinco dezenas e uma unidade.
c) sete centenas, zero dezenas e oito unidades.
2) Escreva o valor posicional de cada um dos algarismos sublinhados:
a) 105
b) 419
c) 723
d) 946
3) Considere os algarismos 3, 8 e 2 e responda:
a) Quantos números diferentes podemos formar com esses algarismos?
b) Qual o maior número formado?
c) Qual o menor número formado?
d) Qual o valor posicional do algarismo 8 em cada um dos números formados?
AVALIAÇÃO:
A avaliação poderá ser feita a partir da observação dos alunos durante a aula e realização das atividades.
Observe se eles entenderam como é possível formar tantos números tendo apenas dez algarismos diferentes e como eles usam o ábaco para resolver as atividades.
Para baixar esse plano em PDF, clique aqui!
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