Plano de aula – Sequência numérica de 5 em 5 – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Confira um plano de aula sobre sequência de 5 em 5 com aplicações em situações cotidianas, para alunos do 1° ano do ensino fundamental.
Saber contar de 5 em 5 é útil em muitas situações e fazemos isso sem perceber, por exemplo:
- quando contamos dinheiro em moedas de 5 centavos ou notas de 5 reais;
- quando contamos os minutos no relógio e, normalmente, usamos as quantidades múltiplas de 5: 5, 10, 15, 20, 25, …;
- quando contamos dias trabalhados olhando no calendário.
Dessa forma, é importante ministrar sobre a sequência numérica, mostrando aos alunos como ela pode ser útil e facilitar muitas contagens no dia a dia.
Pensando nisso, preparamos plano de aula sobre sequência de 5 em 5 com aplicações em situações cotidianas.
Plano de aula — Sequência numérica de 5 em 5
TEMA: Sequência numérica de 5 em 5
TEMPO SUGERIDO: em torno de 1 hora e 30 minutos.
HABILIDADES BNCC: (EF01MA05) – Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
OBJETIVOS:
- Entender que os números podem ser contados de 5 em 5.
- Contar os números de 5 em 5.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Atividades impressas
- Quadro e giz
DESENVOLVIMENTO:
1ª atividade: Contando de 5 em 5
Converse com os alunos sobre formas diferentes de contar. Relembre que os números não precisam ser, necessariamente, contados de um em um.
Revise com eles, outras sequências, como a sequência de 2 em 2.
Diga a eles que, nessa aula, vão aprender a contar de 5 em 5.
Escreva a sequência dos números de 5 em 5, de 1 a 40, e peça para eles contarem:
__ __ __ __5 __ __ __ __10 __ __ __ __15 __ __ __ __20
__ __ __ __25 __ __ __ __30__ __ __ __ 35 __ __ __ __40
Cite exemplos de quando podemos contar de 5 em 5. Sugestões:
- contar dedos das mãos ou dos pés;
- contar o número de balões que estão amarrados de 5 em 5;
- contar o número de flores em vasos com 5 flores cada;
- contar o número de peixes em aquários que tem 5 peixes cada.
Se for necessário, ajude-os com desenhos ilustrativos no quadro. Circule os desenhos de 5 em 5 e escreva a sequência abaixo dos círculos.
Proponha atividades impressas com esse mesmo intuito, contar de 5 em 5.
____
____
____
____
2ª atividade: Contando o número de pessoas nos carros.
Faça desenhos de carros no quadro (ou apresente um cartaz com figuras de carros) e pergunte quantas pessoas cabem em cada carro.
Em seguida, pergunte quantas pessoas, no total, cabem nos carros.
A ideia é que eles percebam que se em cada carro cabem 5 pessoas, então, para saber quantas pessoas cabem em todos os carros, será mais fácil contar de 5 em 5.
Observe como eles vão contar. Caso eles contem de um em um, explique que está correto, mas que eles também podem contar de 5 em 5, e que pode ser mais fácil. Mostre a eles como fazer isso.
AVALIAÇÃO:
Além de observar o desempenho dos alunos nas atividades, faça perguntas como:
- Qual sequência numérica aprendemos hoje?
- Onde podemos usar essa sequência?
- Quais são os próximos números após o 40, se contarmos de 5 em 5?
Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!
Você também pode se interessar:
- Plano de aula sobre números pares – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula sobre problemas de lógica – 1º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Ler, comparar e ordenar números – Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.