Plano de aula sobre Formas Geométricas

Entender formas permitirá que os alunos estejam mais sintonizados para o mundo ao seu redor e ver as conexões entre os objetos.

0

A capacidade de identificar com precisão formas é uma habilidade matemática fundamental, e é bastante gratificante para crianças porque o mundo delas é cheio de formas.

TEMA: Formas Geométricas

ANO: 1º ano

OBJETIVOS:

  • O conhecimento adquirido nesta lição dará às crianças conhecimento de outras formas, bem como outras características.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Recorte de um círculo amarelo, quadrado azul, retângulo verde e triângulo vermelho.

INTRODUÇÃO:

  • Primeiro, pergunte aos estudantes se eles conhecem algum nome de formas geométrica, também pergunte onde eles vêem diferentes formas em torno de suas casas. Dê exemplos. (Exemplos: luzes de um semáforo, televisão, edifícios, etc.)
  • Então diga à classe o seguinte: “Hoje vamos aprender sobre 5 formas básicas – círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Vemos essas formas diferentes todos os dias, e é muito importante reconhecer elas. Nós estaremos contando os lados e cantos de cada forma. Ao fazer isso, poderemos identificar o nome de cada uma.”

DESENVOLVIMENTO:

  • Primeiro, aprenderemos sobre círculos. Círculos são redondos. Alguém pode me dar um exemplo de um objeto circular em sua casa? E na nossa sala de aula? Os círculos não possuem cantos. (Então pendure o grande círculo amarelo no quadro-negro).
  • Em seguida, aprenderemos sobre os quadrados. Alguém pode pensar em um objeto que tem uma forma quadrada? Quadrados têm quatro lados retos que são todos do mesmo tamanho. (Então coloque o quadrado azul no quadro-negro). Apontando para a forma, explique que existem quatro cantos em cada quadrado e diga que na sala de aula existem quatro cantos.
  • Em seguida, aprenderemos sobre retângulos. Os retângulos são quase quadrados, mas os lados não são todos do mesmo tamanho. (Coloque um retângulo verde no quadro-negro).
  • Em seguida, vamos aprender sobre triângulos. Triângulos têm três lados. (Pendure um triângulo vermelho na Lousa, aponte para esta forma, e diga: Quantos cantos tem um triângulo? Alguém pode pensar em alguns triângulos que vemos na vida cotidiana?”.

AVALIAÇÃO:

Pergunte a classe as seguintes questões e peça para que desenhe as respostas em um papel em branco.

  • Qual forma tem três cantos?
  • Qual forma é redonda?
  • Qual forma tem quatro lados que são todos iguais?
  • Qual forma tem três lados e três cantos?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.