Quem foi Hitler?

Hitler é o maior símbolo do Nazismo e marcou a história da humanidade com seu regime totalitário. Confira mais sobre sua história!

0

A história da humanidade ficou marcada após a atuação de um forte líder de um regime totalitário e genocida no século XX.

Esse personagem que marcou negativamente a narrativa e desenvolvimento da humanidade foi Adolf Hitler.

Quem foi Adolf Hitler?

Considerado o maior símbolo do Nazismo, Hitler foi líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, responsável pelo Holocausto, com extermínio de milhões de judeus.

Hitler ascendeu ao cenário político, quando, após lutar pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial, conquistou poder e visibilidade no seu partido por meio do seu discurso radical contra grupos minoritários da sociedade alemã, principalmente contra judeus.

Após notoriedade, assumiu o poder em 1933 e liderou e conduziu a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Biografia

Hitler nasceu no dia 20 de abril de 1889 em uma cidade do interior da Áustria, chamada Braunau am Inn.

A infância de Hitler se sucedeu em um ambiente familiar de classe média e situação financeira saudável. Seu pai era Alois Schicklgruber e a mãe Klara Pölzl, que tiveram anteriormente três filhos que faleceram nos primeiros anos de vida.

A relação familiar de Hitler é indicada como conflituosa pelo humor explosivo do pai, mas tinha boa relação com sua mãe. Entretanto, seu pai faleceu quando tinha apenas 14 anos, em 3 de janeiro de 1903, e a mãe em 21 de dezembro de 1907.

Órfão, Hitler se mudou para Viena e decidiu ingressar na Academia de Belas Artes, mas não conseguiu. Então buscou se tornar arquiteto, mas também não obteve êxito.

Nesse período, conflitos ideológicos e políticos já carregavam os ares de toda a Europa, proporcionando diversos debates políticos.

Hitler dizia odiar a Áustria e se mudou para Munique, cidade da Alemanha, chegando a se alistar no exército alemão. Durante a Primeira Guerra Mundial (1941–1918), ele foi aceito no exército da Alemanha.

No exército, Hitler obteve notoriedade e foi condecorado com a Cruz de Ferro por sua bravura e coragem.

Após o fim da guerra, o cenário político era ainda mais instável e fervoroso. Com isso, Hitler se associou ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Algumas características importantes de Hitler eram sua grande habilidade como orador e carisma. Esses atributos foram essenciais para acensão e destaque de Hitler dentro do partido e na sociedade.

Em 1933, Hitler foi escolhido pelo presidente, Paul von Hindenburg, para se tornar o chanceler da Alemanha. Diante dessa aproximação, Adolf Hitler assumiu o regime da Alemanha com a atuação dos ministros alemães que aprovaram a Lei sobre o Chefe de Estado do Reich Alemão.

Segunda Guerra Mundial

Desde o início da jornada totalitária de Hitler, a perseguição contra opositores aos seus ideais, como o Nazismo, já se iniciaram. Assim, houve perseguição contra social-democratas, comunistas e posteriormente contra os judeus.

No poder da Alemanha, Hitler rearmou os militares alemães e iniciou uma conquista territorial, tomou a Áustria e invadiu Checoslováquia.

Visualizando esses conflitos, a França e a Inglaterra não tomaram providências para impedi-los.

Entretanto, quando Hitler avançou sobre a Polônia, país com acordos de cooperação com a França e Inglaterra, estas duas potências da Europa declararam guerra a Alemanha.

Os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial foram de sucesso para a Alemanha, mas o exército alemão não possuía capacitações para uma guerra a longo prazo.

Assim, o exército alemão se ruiu, de forma que o fracasso da Alemanha fora inevitável. Em abril de 1945 aconteceu a última batalha dos nazistas, quando os soviéticos cercaram a cidade de Berlim.

Morte de Hitler

Quando os soviéticos se aproximaram do Bunker onde Hitler estava escondido, o ditador alemão e sua esposa se suicidaram, no dia 30 de abril de 1945.

Eva Braun, a esposa, morreu com a ingestão de ácido cianídrico e Hitler com um tiro do crânio.

O fim da Guerra foi declarado no dia 7 de maio e 1945.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.