Rio Nilo
O Rio Nilo teve grande importância para o desenvolvimento de diversas regiões.
O Rio Nilo é um rio que possui um fluxo intenso de água e se localiza na África.
Sua bacia hidrográfica envolve cerca de 10 países, são eles: Egito, Burundi, Etiópia, Quênia, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia e Uganda.
Vejamos um mapa do Rio Nilo:
Localizado na região nordeste do continente africano, o Nilo é considerado o maior rio do mundo, com cerca de 7 mil km de extensão.
A nascente do Rio Nilo fica em Uganda e desemboca no Mar Mediterrâneo. Parte dele perpassa pelo Deserto do Saara.
Nascido da junção dos Rios Nilo Branco e Nilo Azul, sua bacia hidrográfica envolve aproximadamente 3 milhões de km². Seu represamento possibilita o fornecimento de energia elétrica.
O fato de possuir grande irregularidade no volume de água, faz com que os períodos de cheia do Rio Nilo irriguem as planícies que o abrangem.
No entanto, seu estado natural de cheias sofreu uma modificação com a construção da hidrelétrica de Assuã, em 1971.
Importância do Rio Nilo no Egito Antigo
A importância do Rio Nilo no Egito Antigo era imensurável. Tanto que os egípcios da antiguidade o consideravam como algo sagrado.
Ele teve um papel essencial para a formação de várias civilizações, pois grande parte delas se desenvolveram em suas margens.
O desenvolvimento da civilização egípcia se deveu principalmente à sua localidade estar próxima ao Rio Nilo, o que os possibilitava desenvolver atividades econômicas, tais como a pesca e a agricultura, facilitada pelas cheias do rio que garantiam a fertilização do solo.
O Nilo foi uma importante fonte de água para a população egípcia. Além disso, ele facilitou o transporte de mercadorias e pessoas, garantindo o desenvolvimento do comércio na região.
Rio Nilo atualmente
A importância do Rio Nilo ainda é grande para os africanos, visto que ele garante a sobrevivência de parte da África.
Por ser um rio fronteiriço, suas águas passam por vários países, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de diversos povos.
Além disso, ele atrai o turismo de vários estrangeiros. No entanto, tal atividade tem provocado um impacto negativo para o local ao gerar poluição por meio dos hotéis flutuantes.
A vida no entorno do Rio Nilo – Fauna e flora
A região que circunda o Rio Nilo apresenta uma diversificada biodiversidade, envolvendo várias espécies de répteis, peixes e aves.
Parte do Nilo é rodeado por florestas tropicais que reúnem uma grande variedade de árvores de grande e médio porte, além de vegetais.
A parte correspondente à região desértica é mais escassa no que diz respeito à vegetação.
Saiba mais em:
- Lista de exercícios sobre Egito Antigo
- Aspectos gerais da África
- Mitologia egípcia: conheça todos os deuses do Egito!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.