Tempo histórico

O tempo histórico é caracterizado pelos grandes acontecimentos que marcaram a História.

0

O tempo é uma questão essencial para a existência humana. Os primeiros grupos humanos que habitaram a Terra contavam esse período através das observações dos fenômenos naturais.

Assim, o passar do tempo era metrificado a partir da posição dos astros, das fases da Lua, do desenvolvimento da colheita ou da variação das marés.

No entanto, a contagem do tempo variou de acordo com cada época e povo. Por isso, nem todas as nações adotam o mesmo calendário.

Tempo histórico e tempo cronológico

O tempo cronológico é o que ocorre a partir das atividades humanas, tais como o nascimento, crescimento, alfabetização, vida profissional, etc.

Esse tempo é o que menos interessa aos historiadores, pois a contagem do tempo não é o foco principal da História.

O tempo cronológico contado nos calendários não trata dos acontecimentos e mudanças que ocorrem em uma sociedade.

É papel do tempo histórico priorizar os acontecimentos que marcam um povo. Podemos exemplificar as guerras, curas de doenças, grandes construções e revoltas.

Enquanto o tempo cronológico (calendário) envolve as medidas exatas e proporcionais do tempo, a História trabalha com os eventos de curta e longa duração.

Assim, para afirmar que um tempo se diferencia do outro, o historiador considera as formas de se organizar a sociedade.

Nem sempre os dois tempos se coincidem, pois há povos que vivenciam diversos momentos históricos no mesmo tempo cronológico.

Divisão dos séculos

O século I envolve os acontecimentos que ocorreram entre o ano 1 e 100. O século II, compreende os eventos ocorridos entre o ano 101 e o 200. O século III, marca os fatos que aconteceram entre o ano 201 e 300, e assim sucessivamente.

Atualmente, vivemos no século XXI, que compreende os acontecimentos que ocorreram a partir do ano de 2001 e se estenderá até o ano 2100.

Divisão da História

A divisão da História ocorre da seguinte forma:

Linha do tempo

A História foi uma disciplina ensinada no Ocidente como se tivesse um início, meio e fim, devido à predominância do cristianismo.

Assim, o nosso calendário é determinado pelo nascimento de Jesus Cristo, e todos os eventos históricos anteriores a esse acontecimento são identificados com a sigla a.C.

Tempo histórico

Entretanto, nem todos os povos tinham o mesmo entendimento sobre a contagem do tempo.

Para os povos originários do continente americano, como os astecas e os maias, o tempo consistia em uma repetição, ou seja, ciclos que jamais se findariam.

Por esse motivo, o calendário asteca tinha o formato circular.

Tempo histórico
Calendário asteca

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.