Teocentrismo

O teocentrismo é a teoria que afirma que Deus ocupa o centro do universo.

O teocentrismo é uma doutrina cristã que acredita que Deus ocupa o centro do universo. Assim, ele é o único responsável pela criação de todas as coisas que existem no mundo.

Esse pensamento esteve presente durante a Idade Média, período em que a Igreja Católica desempenhou grande influência na sociedade europeia, colocando Deus enquanto uma figura central e salvadora.

Ao considerar o prazer humano, um pecado, o Teocentrismo afirmava que o desejo divino estava acima de toda vontade humana.

Teocentrismo e antropocentrismo

O teocentrismo ganhou expressividade no medievo quando se posicionou de forma oposta ao humanismo renascentista e à doutrina do antropocentrismo.

O humanismo renascentista foi um movimento intelectual que ocorreu entre os séculos XIV e XVI no continente europeu. Seu surgimento provocou diversas transformações sociais, filosóficas e históricas.
O principal ponto elaborado pelo antropocentrismo, foi o heliocentrismo, uma teoria que defende que o Sol é o centro do universo, ou seja, o Sol é rodeado pelo planeta Terra e não o contrário.
Criada por Nicolau Copérnico (1473–1543), no século XVI, a teoria heliocêntrica, defendida pela Igreja Católica, discordava do geocentrismo ao afirmar que a Terra era o centro do universo.

 

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More