Tipos de conhecimento – Da comprovação científica à crença religiosa
Empírico, científico, filosófico, tácito e teológico são os cinco tipos do conhecimento que podem ser baseados na comprovação da ciência ou não.
O conhecimento nada mais é do que as bagagens que o indivíduo carrega ao longo da sua vida, constituindo o seu repertório.
Ele não é, necessariamente, aquele conhecimento aprendido na sala de aula, pois se incorpora a ele, também, as lições tiradas da prática diária, assim como os valores e crenças do indivíduo.
Inclusive, em geral, nossos avós e bisavós não tiveram as mesmas oportunidades que nós de acesso ao ensino, nem por isso são desprovidos de conhecimento, possuindo a sabedoria de vida.
Nesse sentido, faz jus elencar os diferentes tipos de conhecimento para a melhor compreensão sobre o tema. Em síntese, listamos os cinco principais. Confira:
1. Conhecimento empírico
O conhecimento empírico, também conhecido como conhecimento popular ou senso comum, é o tipo de conhecimento obtido por meio da observação e interação com o ambiente que nos cerca.
Por ser sustentado em experiências, o conhecimento empírico não exige a legitimação por validações científicas, mas, por conta desse fator, não é exato e pode ser suscetível a falhas.
2. Conhecimento científico
Na direção oposta do conhecimento empírico, o conhecimento científico possui como base um pensamento crítico e analítico. Para a sua concepção, é necessária a experimentação, a análise e a comprovação por meio de testes científicos.
Diante disso, o conhecimento científico está mais próximo da exatidão, por possuir resultados científicos, mas ainda assim também é digno de falhas.
No entanto, a sua veracidade ou falsidade podem ser verificadas com base em dados da ciência.
3. Conhecimento teológico
O conhecimento teológico é um conhecimento basicamente religioso e está atrelado à fé de cada ser humano, que o rotula como verdade concreta.
Assim como o conhecimento empírico, o conhecimento teológico não necessita de uma verificação científica para que seja tido como verdade para aqueles que creem nele.
4. Conhecimento filosófico
O conhecimento filosófico é um conhecimento que permeia o conhecimento científico e o conhecimento empírico. A justificativa está no fato de ser concebido por meio da conexão entre o indivíduo e a vida cotidiana, contudo, promovendo análises dele diante dos pontos imateriais e subjetivos.
O seu raciocínio ocorre pela constante busca do saber, em uma natureza nacional. Na perspectiva da filosofia, a epistemologia é a ciência responsável por lhe estudar e dedicar-se à teoria do conhecimento.
É fruto do conhecimento filosófico que são concebidas os conceitos, ideias, ideologias e tudo que versa sobre o mundo e a vida humana.
5. Conhecimento tácito
O conhecimento tácito é muito similar ao conhecimento empírico, tendo em vista que a sua construção está relacionada às vivências e repertórios de cada ser.
Ou seja, trata-se de um conhecimento único e particular, não sendo possível transferi-lo para terceiros por meio da metodologia didática convencional ou por regras e receitas prontas.
Veja também:
- Filosofia de Sócrates: O conhecimento de si mesmo e a busca pela verdade
- As 10 frases mais famosas de grandes filósofos e suas explicações
- Frases de Aristóteles – Importante filósofo da Grécia Antiga
- Gênios – Quais são as pessoas mais inteligentes do mundo?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.