Tratado da Tríplice Aliança

O Tratado da Tríplice Aliança foi um acordo firmado entre o Brasil, Uruguai e Argentina contra o governo paraguaio durante a Guerra do Paraguai.

0

O Tratado da Tríplice Aliança foi um acordo firmado secretamente entre a Argentina, Brasil e Uruguai. Firmado em maio de 1865, os países citados se uniram para combater o então ditador do Paraguai Solano López na Guerra do Paraguai.

O conflito foi considerado como um dos mais duradouros e violentos que já ocorreu na América Latina.

Resumo do Tratado da Tríplice Aliança

O Tratado da Tríplice Aliança contém 19 artigos que propõem, entre outras coisas, a união dos três países envolvidos: Brasil, Argentina e Uruguai.

O principal objetivo do acordo era derrotar o Paraguai, destituindo o governo de Francisco Solano López.

O principal intuito de Solano López era conquistar territórios vizinhos para que o país obtivesse uma saída para o mar. O tratado foi necessário pois o Paraguai possuía um exército melhor preparado do que seus opositores.

O tratado dizia em seu 1° artigo:

“Sua Majestade o Imperador do Brasil, a República Argentina e a República Oriental do Uruguai se unem em aliança ofensiva e defensiva na guerra promovida pelo Governo paraguaio”.

O Paraguai possuía cerca de 60 mil homens, além de navios, artilharias e esquadras. Já o Brasil conseguiu convocar 12 mil soldados, aproximadamente, a Argentina 8 mil e o Uruguai, 3 mil. Percebe-se que a soma dos três países não chegava perto da quantidade de combatentes paraguaios.

Um ponto levantado pelos países da Tríplice Aliança era que eles não lutavam contra o povo paraguaio, mas, sim, contra o seu governo.

A Guerra do Paraguai foi um conflito caro, que comprometeu uma boa parte dos cofres públicos. A Inglaterra entrou no conflito ao lado dos países signatários, o que gerou mais gastos. Os ingleses emprestaram dinheiro aos países da Tríplice Aliança, aumentando a dívida dos mesmos.

Após a derrota do Paraguai, o país ficou num estado crítico, que ocasionou epidemias e fome. A maioria da população masculina foi dizimada. A economia do país entrou em uma profunda crise.

O Paraguai, atualmente, é um país com baixo nível de desenvolvimento.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.