A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é resultante da provitamina ergosterol.
A falta de vitaminas pode trazer muitos problemas para o organismo humano. Por isso, precisamos estar sempre atentos a alimentação e hábitos saudáveis.
Vitamina D e o sol
Algumas provitaminas, apesar de serem essenciais para vida dos animais, só podem ser obtidas pela ingestão de vegetais, pois não são sintetizadas por nenhum animal. É o caso do ergosterol, por exemplo.
Nos humanos, a ingestão de ergosterol associada a absorção dos raios ultravioleta do sol pela pele, sintetiza vitamina D que é extremamente importante para saúde da pele, cabelos e unhas.
Bastam apenas 15 minutos diários de exposição solar sem o uso de protetor solar, utilizando preferencialmente os raios do início da manhã até as 10 horas, onde os raios ultravioleta possuem menor intensidade.
Funções da Vitamina D
A vitamina D fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos, muito importante para idosos, crianças, gestantes e lactantes.
Excesso de vitamina D
A hipervitaminose de vitamina D pode causar perda de apetite, náuseas e vômito, além do aumento da produção de urina, fraqueza e hipertensão.
Sintomas da falta de vitamina D
A falta de vitamina D pode ser causada pela falta de exposição ao Sol, mesmo que a ingestão de vitamina D esteja adequada.
Os sintomas são o raquitismo, a osteoporose, o enfraquecimento dos cabelos e unhas e ressecamento da pele.
Alimentos ricos em vitamina D
A vitamina D pode ser encontrada em peixes, ovos, fígado e cogumelos, por exemplo. Entretanto, a absorção só acontece com exposição solar diária de pelo menos 15 minutos.
Veja também:
- Vitamina A
- Vitamina B
- Vitamina C
- 10 Doenças causadas pela falta de Vitamina D – Para que serve a vitamina? Onde encontrar?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.