Wadjet era a deusa patrona e protetora de todo Baixo Egito, e a cidade Wadjet (que posteriormente se fundiria com Per, formando a cidade Buto) foi nomeada em sua homenagem, e lá se situava seu oráculo.
A imagem de Wadjet com o disco solar é chamada de uraeus, e era o emblema da coroa dos governantes do Baixo Egito.
Quem foi Wadjet?
Veja mais sobre a mitologia egípcia »
Era a protetora dos faraós e das mulheres no parto, já que na mitologia egípcia, Wadjet ajudou Ísis a proteger e esconder nos pântanos do delta do Nilo o deus Hórus de seu tio traiçoeiro, Set.
Ela era associada à terra e representada como uma mulher com cabeça de cobra ou uma naja com a cabeça de uma mulher.
Ela foi associada, juntamente com outras deusas, ao “olho de Rá”, uma contrapartida feminina do deus do sol Rá e representava oposição à sua força violenta. Essa deusa feminina, portanto significava a proteção e o mundo dos vivos.
Em cerca de 3200 antes de Cristo, o Baixo Egito foi conquistado pelo Alto Egito e houve a unificação sob o reino de Narmer.
A deusa leoa do Alto Egito, Sekhmet, e Wadjet sofreram uma gradual fusão. Bast e Mut são outras divindades com que é às vezes associada.
Em mitos egípcios posteriores, uma vez que ela estava ligada à terra, após a unificação do Baixo e Alto Egito, ela passou a ser pensada como a esposa de Hapi, uma divindade do Nilo, que fluía pela terra.
Suas imagens podem ser encontradas em diversos templos egípcios, como Luxor, Imet (atualmente Tell Nebesha) e outros. Diversas divindades são retratadas usando seu uraeus e o olho de Wadjet é um dos mais reconhecidos símbolos do Egito antigo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.