O que é ditadura?
Ditadura é um regime político não democrático definido por um intenso controle do Estado em todas as áreas da sociedade.
Os governos ditatoriais se definem por não permitirem a participação popular ou a permitirem de maneira extremamente restrita.
Para se manterem no poder, tais regimes utilizam meios como torturas, censura, partido único, intenso controle estatal e domínio dos veículos de comunicação.
Características de uma ditadura
As principais características de uma ditadura são:
- Unipartidarismo;
- Autoritarismo;
- As ditaduras podem seguir tanto ideologias de direita quanto de esquerda;
- Repressão policial;
- O poder se concentra apenas em uma instância;
- Autopropaganda.
Existem diversos tipos de ditaduras como as religiosas, monárquicas e militares. A ditadura militar é exercida por um militar ou grupo de militares. Na era moderna, o primeiro ditador militar foi Napoleão Bonaparte no final do século XVIII.
Na Europa, podemos citar países que sofreram com tal fenômeno, como a Alemanha, com Adolf Hitler, União Soviética, com Josef Stalin, e Itália, com Benito Mussolini.
Já no século XX, diversos países latino-americanos enfrentaram ditaduras militares, o que demonstra a fragilidade das instituições democráticas. A África e a Ásia também viveram tais realidades com o líder líbio Kadafi, de 1969 a 2011, e Pol Pot, que liderou o Camboja de 1963 a 1981.
Ditadura no Brasil
O Brasil viveu momentos ditatoriais em dois períodos de sua história. Primeiro com Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), depois, durante a ditadura militar (1964-1985).
Ambas se estabeleceram após golpes de Estado contra governos democráticos. Foram momentos em que a censura, a perseguição política e a restrição das liberdades individuais foram cerceadas.
Origem da ditadura
O termo se origina do latim e foi adotado pela primeira vez na República Romana. Entretanto, a ditadura vivida naquele momento era diferente do conceito utilizado atualmente. Na República Romana, os poderes do ditador eram concedidos pelo Senado.
A ditadura, tal qual é conhecida hoje, é um fenômeno do século XIX e XX. Geralmente os ditadores conseguem o poder pela força ou são representantes das Forças Armadas.
Compreende-se, então, que as ditaduras se mantiveram por meio da violência e coerção que são praticadas de duas maneiras:
- Física: caracterizada pela brutalidade;
- Psicológica: definida pelo controle dos meios de comunicação e pela falta de liberdade de expressão.
Países que tiveram ditadura no século XX
Diversos países enfrentaram ditaduras no século XX. Alguns deles foram:
- Alemanha – 1933 a 1945
- Argentina – 1976 a 1983
- Bolívia – 1972 a 1982
- Brasil – 1964 a 1985
- Chile – 1973 a 1990
- Espanha – 1939 a 1975
- Paraguai – 1954 a 1989
- Portugal – 1926 a 1933
- União Soviética – 1917 a 1991
Países com ditadura no século XXI
Os países que têm como forma de governo ditaduras militares no século XXI são:
- Bielorrússia
- China
- Coreia do Norte
- Cuba
- Venezuela
- Eritreia
Saiba mais em:
- Presidentes da ditadura militar no Brasil
- Ditadura militar no Chile – Tudo sobre o período
- O que foi a ditadura salazarista em Portugal?
- Regimes totalitários na Europa
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.