Estresse – O que é, sintomas, consequências, tipos, tratamento, prevenção
O estresse é uma resposta física do organismo a um estímulo físico do meio externo.
O estresse é um fator que pode mudar o estado emocional de uma pessoa e interferir na vida dela de forma muito grave.
Essa condição é caracterizada por irritação, sensação de medo, desconforto sem causa aparente, excesso de preocupação e frustração, nervosismo e desmotivação.
As causas do estresse podem ser desconhecidas na maior parte das vezes, e isso faz com que ele possa persistir por longos períodos, tornando difícil a vida da pessoa acometida por ele, já que ela não consegue ter momentos de tranquilidade e descanso.
Apesar de ser um problema causado primeiramente no psicológico da pessoa, ele pode ser somatizado em incômodos físicos sem causas claras, como gastrites nervosas, torcicolos e dores musculares.
Tipos de estresse
Vejamos abaixo alguns tipos de estresse:
Estresse agudo
Reação imediata a um momento ou ocasião estressante, os sintomas são confundidos com os de ansiedade como a alta ativação psíquica, conhecida como inquietação mental, a instabilidade de humor, apreensão e muita insegurança.
Estresse agudo episódico
Causado por reações que se repetem constantemente, os sintomas dele costumam ser prolongados como as enxaquecas, dores de cabeça, hipertensão e dores no peito.
Estresse crônico
Estado contínuo de estresse, que virou rotina. As reações do corpo não passam e a pessoa está constantemente com alguma dor. Esse tipo de estresse pode ser precursor da ansiedade e da depressão.
Sintomas de estresse
O estresse é um sentimento que pode ajudar uma pessoa em uma situação que exige melhor desempenho. No entanto, os sintomas constantes podem atrapalhar muito a vida das pessoas.
Entre os principais sintomas de estresse estão:
- Taquicardia
- Respiração sem ritmo
- Sudorese
- Tremores
- Manchas roxas sem motivo
- Boca seca
- Aumento da frequência urinária
- Dificuldades para dormir
- Alergias de pele
- Tensão muscular
- Queda de cabelo e enfraquecimento das unhas
- Gastrites
- Dores de cabeça
- Baixa imunidade
- Acne inflamada
- Refluxo
- Mudanças no apetite
Causas de estresse
As causas de estresse podem ser muitas coisas do dia a dia, bem como as mudanças repentinas na rotina.
Mudanças de domicílio, de escola, trabalho, mudanças na vida como casamento e a chegada dos filhos, assim como os términos de relacionamento, brigas com amigos e doenças, são causas comuns para desencadear o estresse.
Tratamento do estresse
Apesar do estresse ser um sentimento comum e presente no nosso dia a dia, ele pode chegar a níveis tão altos que é preciso ajuda médica.
Os médicos e os psicólogos são as pessoas mais indicadas para ajudar uma pessoa a sair de uma crise de estresse. O tratamento pode ser medicamentoso e também por meio de terapia.
A mudança de estilo de vida e a prática de atividade física podem atenuar os sintomas de estresse e trazer maior qualidade de vida. Comer alimentos e praticar atividades que tragam sensação de prazer também é recomendado diante de uma crise.
Também é importante que o problema que desencadeou a crise seja resolvido, assim a probabilidade de crises diminui e a pessoa pode viver melhor com tranquilidade.
Prevenção contra o estresse
Alguns fatores podem ajudar a evitar as crises de estresse como a alimentação balanceada, prática de atividades físicas, mudança de postura do corpo, participar de situações agradáveis e que provoquem o riso durante o dia.
Também é recomendado dormir melhor e mais horas por noite, respirar profundamente e usar menos celulares e computadores nos momentos de folga.
Veja também:
- Dicas inusitadas de aliviar o estresse
- 12 Doenças de pele causadas por estresse
- 5 Atitudes que podem amenizar o estresse na faculdade
- 8 Dicas de esportes para diminuir o estresse no trabalho
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.