Como escrever um discurso – Dicas para elaborar um discurso profissional
Um discurso pode ser um momento de alta tensão, mas seguindo esses passos você pode acertar e cativar o público. Confira!
Um bom discurso pode ser lembrado por décadas ou séculos. Discursos famosos como os de figuras como Martin Luther King, Nelson Mandela e Mahatma Gandhi passaram por processos de criação.
Você pode achar que é difícil escrever um discurso, mas vamos te apresentar um formato simples que pode ser separado e estudado. Assim, para escrever, não é necessário ter a oratória como talento, desde que tenha o cuidado de seguir esses passos.
Confira esses quatro passos de como escrever um discurso.
1. Planejamento
Antes de começar a escrever, anote:
- Tema
- Duração
- Objetivo
- Tamanho do público
- Perfil do público
- Interesse do público
- Acústica do local
O tema será o tópico do discurso, a duração é o tempo máximo que você tem para falar e pode ser modificado para menos de acordo com os demais tópicos.
O objetivo é o que você pretende alcançar com o discurso, por exemplo, quais emoções e conclusões você quer que o público tenha. A plateia é muito importante para considerar, uma vez que, se for um público pequeno, você pode ser mais intimista. Um público grande necessita de mais cuidado para manter a atenção.
O perfil do público é quem eles são e a capacidade de atenção, interpretação e compreensão. Já o interesse do público é o que eles esperam do seu discurso e do evento em que será apresentado.
Por último, a acústica e recursos de som são importantes para ditar a sua capacidade de fala. Em uma multidão ou espaço aberto em que é necessário falar mais alto, é possível que um discurso longo seja cortado com o cansaço vocal.
Outro ponto que deve ser considerado é a qualidade do som, já que o microfone pode tornar difícil entender com clareza as palavras ditas.
2. Introdução
A introdução deve cativar os ouvintes e incitar curiosidade. Lembre-se de fazer uma saudação e apresentação.
Na apresentação, é necessário dizer seu nome, seu cargo e sua ligação com o tema, caso haja. Por exemplo, em um discurso sobre o Dia das Mães, é interessante que a pessoa fale sobre ser filho/a, pai/mãe e demais ligações com uma mãe.
Também, um agradecimento pela oportunidade e atenção é uma boa forma de se conectar com o público. Assim, ainda na introdução, apresente o tema e alguns tópicos-chave para incitar curiosidade.
3. Desenvolvimento
Divida sua fala em tópicos que caibam dentro do tempo de forma confortável e sem pressa. Para um discurso de cinco minutos, procure ter, no máximo, três tópicos. Com esses tópicos e palavras-chave, será mais fácil garantir coesão e evitar esquecimentos.
Nesse momento, uma boa tática é contar uma história com uma problemática central para que, no final, você apresente sua solução.
4. Conclusão
Relembre qual foi a problemática inicial e apresente uma solução. Incorpore o público ao discurso, fazendo com que as pessoas possam aprender com ele. Além disso, faça um agradecimento final e conclua com uma frase de impacto que resuma a ideia principal do texto e fique na cabeça dos ouvintes.
Leia também:
- Como fazer uma redação dissertativo-argumentativa
- Como fazer um fichamento – Confira dicas para utilizar esta técnica de estudos
- Como escrever uma mensagem de aniversário?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.