Coesão textual
Coesão textual é essencial para garantir um texto claro e harmonioso. Confira como adquirir coesão no seu texto!
Coesão textual são mecanismos que permitem que todas as partes de um texto façam sentido entre si. Um texto coeso permite a fluidez das ideais expostas e entendimento do leitor.
Para isso, usam-se elementos de coesão, como conjunções, preposições, advérbios ou locuções, na construção do texto. Além disso, há recursos que conferem coesão como ordenar as palavras corretamente nos períodos e utilizar corretamente flexões nominais.
Também, são recursos utilizar flexões verbais, preposições e conjunções corretamente.
Tipos de coesão textual
Coesão referencial
A coesão referencial é a menção de elementos no texto. Assim, as palavras conectivas garantem a coesão. Entre eles, os pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos ou expressões adverbiais de lugar são utilizados para evitar repetições.
Sendo assim, se a repetição ocorrer com referência a elementos já citados, é conhecido como anáfora. Já se ocorrer antes de incluir o elemento textual, é catáfora.
Exemplo: A sua mãe te ligou. Ela avisou que chegará atrasada.
Coesão sequencial
A coesão sequencial é quando o texto possui conjunções, conectivos e expressões que estabelecem relação de sequência ou continuidade entre os elementos. Algumas palavras usadas são: diante disso, embora, logo, com isso, entre outros.
Exemplo: O sorvete havia acabado, logo, comprei outro.
Leia também:
- Exercícios de conjunções – Lista de questões e gabarito
- Qual é a diferença entre “este” e “esse” e quando usar?
- Principais erros ortográficos do português
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.