Plano de aula – As diferentes moedas de troca ao longo do tempo – 4º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre as diferentes moedas de troca ao longo do tempo que elaboramos para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental!
O dinheiro é a moeda de troca mais utilizada atualmente. Comumente usado para a obtenção de serviços, bens ou pagamentos de dívidas, o dinheiro mensura o valor de determinada riqueza ou serviço.
O preço atribuído a cada mercadoria vem de um número específico de moedas ou cédulas que devem corresponder ao valor do bem a ser pago.
Contudo, não existe uma moeda universal que consiga pagar por mercadorias e serviços em todos os países do mundo.
É certo que a moeda possibilitou uma maior mobilidade na economia mas ainda existem povos que não a utilizam como meio de troca.
As pessoas que dispensam a moeda, utilizam o excedente de sua produção (o que sobra), para a obtenção de outros produtos.
É importante destacar que ao longo do tempo, as moedas de troca foram as mais variadas. O dinheiro que utilizamos hoje em dia é resultado de um processo econômico que dura há séculos.
Com isso, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre as diferentes moedas de troca ao longo do tempo, direcionado para turmas do 4° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – As diferentes moedas de troca ao longo do tempo
TEMA: As diferentes moedas de troca ao longo do tempo
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Explicar o que é dinheiro;
- Mostrar que existem outros objetos que podem ser utilizados como moeda de troca;
- Mostrar os diferentes tipos de moedas ao longo do tempo;
- Promover o interesse do estudante pelo tema.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
- Folha branca;
- Lápis de escrever e de colorir.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Inicie a aula mostrando à turma uma moeda ou cédula de dinheiro e pergunte:
- O quê que eu estou segurando?
- Para que ele serve?
- Eu poderia estar vestida com essa roupa se eu não tivesse esse objeto em minhas mãos?
- E os sapatos que vocês usam, como os pais de vocês conseguiram presenteá-los?
- Vocês acham que o dinheiro sempre existiu?
Em seguida, selecione alguma imagem que retrate a Idade Antiga, como esta:
Pergunte: Vocês acham que nesta época, as pessoas usavam dinheiro como este para comprar roupas e alimentos?
Depois que a turma se manifestar, diga que na Antiguidade, as pessoas usavam como moeda de troca alguma mercadoria que tivesse muita procura.
Cite o exemplo da Grécia Antiga, que utilizava o boi, e o de Roma Antiga e Etiópia, que usavam o sal como forma de trocar os produtos.
Diga que depois de algum tempo, o metal passou a ser adotado como uma moeda de troca:
Saliente que as pessoas dessa época tinham o hábito de gravar o rosto do rei no metal.
Feito isso, mostre a seguinte imagem à turma:
Pergunte aos estudantes: E as pessoas que moravam nesses locais? Como elas faziam para conseguir as mercadorias que não conseguiam plantar?
Diga de forma breve como a economia funcionava durante a Idade Média, no geral, por meio da troca. A moeda, nessa época, era pouco usada. No entanto, ainda existiam:
Moedas de ouro
Moedas de prata
Explique o motivo das moedas usadas tanto na Idade Antiga, quanto na Idade Média seres produzidas com esses metais.
Em seguida, mostre essa imagem e pergunte o que ela está retratando.
Depois de ouvir a turma, diga que a imagem está retratando uma feira medieval. Saliente que foi a partir dessas feiras que a moeda/dinheiro passou a ser adotado de forma mais intensa como meio de troca até chegar no que hoje nomeamos como dinheiro.
Saliente que o dinheiro presente na imagem pode ser usado somente no Brasil, pois nenhum outro país do mundo utiliza o Real.
Pergunte à turma: O dinheiro/real é a única forma que nós temos para comprar determinados produtos?
Mostre a seguinte imagem e pergunta o que está sendo reproduzido pela mesma:
Diga que durante muito tempo o cheque foi usado para substituir o dinheiro em algumas ocasiões. Hoje em dia, entretanto, ele não é tão usado mais.
Pergunte à turma se existem mais formas. Em seguida, reproduza a seguinte imagem:
Diga que além do dinheiro e do cheque, nós temos os cartões de crédito e de débito que nos ajudam a comprar mercadorias.
Saliente que ainda existem povos e pessoas no nosso próprio país que preferem não usar o dinheiro como meio de troca, mas sim produtos. Explique como esta realidade funciona.
Aula 2
Solicite aos estudantes que criem sua própria moeda. Em seguida, simule uma feira em sala de aula, utilizando os materiais escolares como os produtos vendáveis.
Saliente que é apenas uma atividade e, por isso, os materiais voltarão para casa com os mesmos donos.
Divirtam-se!
Veja mais em:
- Plano de aula – Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Festas tradicionais e cultura do Brasil – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula sobre os primeiros grupos humanos – 4° ano Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.