Os alimentos orgânicos são produzidos de forma sustentável, sem qualquer tipo de insumo artificial, como agrotóxicos, adubos químicos, hormônios, drogas veterinárias e antibióticos.
Além disso, os alimentos orgânicos não possuem nenhum tipo de modificação genética e nem transgênica.
Esse tipo de alimento é considerado muito saudável tanto para a alimentação humana quanto para conservação do meio ambiente.
Os alimentos orgânicos são cultivados em sistemas agrícolas com processos naturais, não agridem o solo e não usam agrotóxicos e fertilizantes.
Cultivo orgânico
As técnicas de cultivo de alimentos orgânicos envolvem o uso de composto orgânico, preparados em compostagens, para adubação do solo.
Essas técnicas também incluem o manejo de culturas, já que um tipo de planta pode auxiliar no desenvolvimento de outra, seja durante o plantio ou como preparadora de solo para a próxima cultura.
A agroecologia é uma forma de conhecimento científico e tradicional que cultiva alimentos orgânicos e se opõe completamente ao uso de pesticidas e adubos químicos.
Por que consumir alimentos orgânicos?
Os alimentos orgânicos não possuem adição de produtos químicos em nenhuma fase de cultivo, por isso, são considerados alimentos muito saudáveis.
Muitas pessoas afirmam que o gosto dos alimentos orgânicos também é mais palatável que de outros alimentos e também que eles possuem maior quantidade de nutrientes.
Como identificar alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos possuem um selo emitido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), portanto, é só procurar pelo selo, que deve estar na embalagem do produto.
Geralmente, os alimentos orgânicos podem ser encontrados em muitos lugares, inclusive supermercados. Mas se na sua cidade for mais difícil, tente procurar por hortas e pequenos produtores.
Vantagens de alimentos orgânicos
- Não utilizam transgênicos;
- Aumentam a fertilidade do solo;
- Não geram resíduos para o meio ambiente;
- Produzem alimentos mais ricos em nutrientes;
- Excelente opção para alternativa de abastecimentos nas grandes cidades.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.