15 Brincadeiras para estimular sexto e sétimo sentidos das crianças

Esses sentidos são automáticos, porém, podem ser melhorados com essas atividades.

Antes da alfabetização ou aprendizagem da língua materna, os bebês experienciam o mundo por meio dos cinco sentidos. Observando, mordendo, tocando, ouvindo e cheirando, eles podem descobrir seu entorno.

Além desses sentidos, pesquisas apontam para a existência de mais dois, chamados de sexto e sétimo sentidos. Essas habilidades não possuem relação com a intuição ou demais elementos parecidos, mas sim com a noção física.

O sexto sentido é o vestibular, ou seja, o senso de equilíbrio. Já o sétimo sentido é conhecido como proprioceptivo, sendo ele o senso de espaço e posição. Ambos são fundamentais e atuam inclusive durante o sono.

Incrivelmente, nós só conseguimos executar uma ação como sentar em uma cadeira devido a esses sentidos. Eles nos dizem de maneira automática o que é cima, baixo e centro, nos ambientando em qualquer situação.

Para auxiliar nesse processo de desenvolvimento, separamos 15 brincadeiras para estimular o sexto e o sétimo sentido das crianças.

Serra-serra

Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças – Serra serra

Essa brincadeira pode ser feita com crianças de todas as idades. Coloque o pequeno no colo e lentamente balance para frente e para trás, indo cada vez mais para frente até que fique de cabeça para baixo. Para adequar a atividade para um bebê, o abrace e segura a cabeça próximo ao peito.

Giros

Coloque a criança em uma cadeira giratória ou uma caixa no chão e gire ela. Essa brincadeira simples faz com que ela tente manter o equilíbrio.

Engatinhar sobre um banco

Para trabalhar a noção de espaço, coloque o bebê que está em idade de engatinhar em cima de bancos longos, como os presentes em praças. Fique perto para se certificar que não irão cair enquanto eles descobrem limites espaciais e profundidade.

Balé

Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças – Balé

Uma atividade divertida é se vestir de bailarina ou bailarino e dançar como eles. Giros e coreografias básicas podem ser organizadas para brincadeira solo ou em grupo.

Pega-pega

Uma forma de estimular a noção de espaço e equilíbrio é com essa versão de pega-pega. Em um saquinho de tecido, coloque algumas colheres de arroz cru. Posicione o saquinho em cima da cabeça dos participantes, tendo como objetivo brincar de pega-pega sem derrubar o objeto.

O resultado é a tentativa de andar rapidamente enquanto equilibram o saquinho com a cabeça.

Pé de pato

Colocar uma pequena dificuldade na movimentação faz com que a experiência de andar seja mais percebida. Uma forma de fazer isso é colocando nadadeiras nos pés das crianças.

Missão secreta

Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças – Missão secreta

Em um corredor, cole fios de barbante, ou papel, de uma parede a outra, formando um corredor de obstáculos no estilo missão secreta de espiões. As crianças devem tentar atravessar o corredor sem tocar nos fios.

Corda bamba

Essa brincadeira exige somente a imaginação e uma marcação no chão. Use um meio-fio ou linha desenhada com giz, por exemplo, para andar como se fosse uma corda bamba, colocando um pé na frente do outro sem desequilibrar.

Abraço corrido

Essa brincadeira deve ser muito bem explicada para evitar acidentes. Peça que duas crianças corram em direção a outra e se abracem. Para isso acontecer, é necessário diminuir a velocidade no final da corrida e ter cuidado com a força. Assim, desenvolvendo uma maior noção espacial.

Balanço

Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças – Balanço

O balanço, disponível em espaços infantis, é uma boa maneira de sentir a diferença espacial e a posição do corpo em relação ao ambiente, além de ser muito divertido!

Macaquinho

Barras de macaco também são itens presentes em espaços infantis e oferecem uma oportunidade de brincar enquanto desenvolvem noção espacial e equilíbrio. Com a presença de um responsável a criança pode se pendurar de cabeça para baixo, balançar e realizar uma série de movimentos.

Estrelinhas

Essa atividade clássica é uma boa forma de incentivar o equilíbrio, principalmente porque é necessário conseguir se equilibrar de cabeça para baixo.

Prancha

Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças – Prancha

Crianças maiores podem brincar com uma prancha de equilíbrio. Elas podem ser encontradas em lojas de esportes ou feitas em casa, com um pedaço grosso de madeira e uma lata dura. Coloque a madeira sobre a lata e tente equilibrar, usando os dos pés para fazer o movimento.

Bola de ginástica

Essa brincadeira pode ser desenvolvida com crianças de todas as idades. Para bebês, segure os pequenos sobre a bola, experimentando leves pulos e movimentos para todos os lados. Já crianças maiores podem pular, tentar se equilibrar e até realizar posições de cabeça para baixo.

Cama elástica

Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças – Cama elástica

Ficar em pé sobre uma superfície que se movimenta é um exercício natural do equilíbrio. Uma forma de fazer isso é sobre uma cama elástica. A criança pode pular, tentar correr, engatinhar ou tentar ficar em pé enquanto outra pessoa movimenta a cama.

Para brincar em cama elástica, é necessário ter somente uma criança e a supervisão de um adulto.

Leia também:

Cinco sentidos