Os 6 biomas brasileiros – A biodiversidade de vegetação
O Brasil, com seus 6 biomas, possui as maiores biodiversidades do mundo, com abundância de riquezas naturais, diversidade de vegetação, fauna e flora.
É de poder brasileiro uma das biodiversidades mais ricas do mundo, com as maiores reservas de água doce, além de grande parte das florestas tropicais.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é formado por seis biomas cujas características são múltiplas. São eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Assim como o país foi dividido em regiões, conforme os seus atributos geográficos, sociais etc., os biomas configuram como conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria.
Cada um desses configura com diversos tipos de vegetação e de fauna.
Monitoramento
O estado de conservação da vegetação permite delinear a presença ou não de habitats para as espécies, a continuidade dos serviços ambientais, assim como a entrega dos bens essenciais à sobrevivência de suas populações.
Diante disso, o monitoramento da cobertura florestal tornou-se uma ferramenta indispensável para a preservação e conservação das florestas.
Desde 1988, a cobertura florestal da Amazônia brasileira passou a ser monitorada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nos anos 2000, mais especificamente em 2002, o monitoramento dos demais biomas passou a ser realizado por meio de projetos.
Os biomas aquáticos
Compreende como biomas aquáticos os ambientes de água doce (lagos, rios etc.) e água salgada (oceanos e mares). Cerca de 70% do planeta é composto por água salgada.
Esses possuem a mesma riqueza de espécies quanto os terrestres e necessitam de preservação.
O bioma marinho é categorizado mediante a profundidade da água e das regiões iluminadas ou não pelo sol. Enquanto isso, os biomas de água doce se constituem com os córregos, lagos, lagoas, geleiras, rios e reservatórios subterrâneos.
Curiosidades
Os biomas da Amazônia e da Mata Atlântica alcançam 100% de oito estados brasileiros, sendo que, juntos, só os biomas da Amazônia e do Pantanal dominam mais do que a metade do Brasil.
Já o pantanal mato-grossense é a maior planície inundável do mundo.
Agora, quanto a Mata Atlântica, hoje restam apenas 12,4% do bioma que existia originalmente no país.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.