Brincadeiras divertidas e simples para fazer dentro de casa

Com poucos materiais e muita alegria, várias brincadeiras podem ser feitas nos cômodos da casa ou do apartamento. Abuse da imaginação e terá muita diversão!

0

Quem não gosta de brincar, não é mesmo? Além de ser uma ferramente lúdica para o aprendizado, as brincadeiras estabelecem a conexão entre os adultos e as crianças.

Em tempos de velocidade e corre-corre por conta do trabalho, dos estudos e até mesmo no bombardeio de informações, tirar um tempo para brincar com os filhos e desconectar da tecnologia é um instrumento até para manter a saúde mental.

Para isso, saiba que não é necessário muita coisa. Afaste o sofá da sala, tire os tapetes para ninguém escorregar, pegue alguns materiais que você tem em casa e abuse da imaginação para transbordar a casa de alegria!

Veja a seguir uma lista de brincadeiras divertidas para fazer dentro de casa que preparamos para você.

Brincadeiras divertidas e simples para crianças e adultos

Adedonha

Adedonha ou stop é uma brincadeira que testa os conhecimentos gerais dos participantes. Comum entre adultos e crianças, a atividade pode estabelecer um tempo a ser realizada e irá avaliar o vocabulário das pessoas sobre nomes de pessoas, cidades, animais, frutas, entre outras categorias, com todas as letras do alfabeto.

Aproveite para conferir nossa série de palavras com as letras do alfabeto:

Amarelinha

A brincadeira da amarelinha pode ser realizada no quintal de casa. Para isso, você vai precisar apenas de um giz branco e uma pedrinha, ou outro objeto que possa fazer a marcação. O objetivo central é que a pessoa consiga pular as casas, trabalhando a coordenação motora e chegando ao destino final, que geralmente é chamado de Céu.

Brincar de massinha 

Brincar de massinha é uma das atividades preferidas dos pequenos, na qual eles podem modelar e trabalhar o psicológico. A criatividade tá liberada nesse momento de diversão.

Cabaninha

A cabaninha é a uma brincadeira para avós e netos, ou pais e filhos, para ser feita na sala de casa. Junte sofás ou cadeiras e coloque um cobertor para simular uma cabana e divirta-se.

Caça ao tesouro

Espalhe objetos pela casa, podendo ser doces, chocolates ou até mesmo brinquedos, e peça para que as crianças os encontrem na caça ao tesouro.

Circuito de atividades

O circuito de atividades é feito para gastar a energia acumulada das crianças. Essa brincadeira exige um pouco mais de espaço e pode ter um roteiro a ser cumprido, com cronometragem de tempo e outras dificuldades. Vale abranger exercícios físicos, pinturas, narração de histórias e o que a imaginação permitir.

Contação de histórias

A hora da contação de histórias é um momento de escuta e aproximação com as crianças. Explique para elas as narrativas e estimule o contato com o mundo dos livros e da leitura, de modo que se torne um hobby.

Mímica

A mímica também é uma atividade de aproximação entre os participantes e que trabalha a expressão corporal dos envolventes. Na brincadeira, as pessoas tem que aprender o nome dos atores, personagens ou filmes que estejam sendo representados.

Oficina de pintura

A oficina de pintura é outra queridinha no mundo das artes. Imprima folhas com desenhos para as crianças colorirem ou deixe elas pintarem livremente. Outra opção para essa oficina de pintura é a pintura dos rostos, que pode ser temática (Carnaval, Páscoa, entre outros temas).

Você pode gostar também de:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.