Caixa de Pandora

A Caixa de Pandora é um dos mitos criados na época da Grécia Antiga.

O que é Caixa de PandoraCaixa de Pandora é um mito grego que fala sobre a criação da mulher e todos os males que existem no mundo.

A história deste artefato tem início quando Zeus, o deus dos deuses, se volta contra o titã Prometeu, que permitiu que o homem tivesse o domínio do fogo.

Confira a seguir a história da Caixa de Pandora.

Mito da Caixa de Pandora

O mito da Caixa de Pandora foi divulgado pela obra de Hesíodo, intitulada Os Trabalhos e os Dias, escrita no século VIII a.C.

Nele, Zeus cria uma mulher com diversas qualidades oferecidas pelos deuses e a concede ao irmão de Prometeu, Epimeteu. Antes, Zeus havia a oferecido a Prometeu, que temendo algum plano de vingança, a recusa.

Quando Epimeteu ganha Pandora, com a mulher, ele recebe uma caixa que reunia inúmeros males espirituais e físicos que poderiam se espalhar pelo mundo.

Sem saber de fato o que se encontrava dentro da caixa, ele foi apenas alertado de que o objeto não deveria ser aberto de forma alguma. Assim, a caixa foi colocada no fundo de sua casa e protegida por duas gralhas que emitiam altos sons.

Aproveitando o seu poder de sedução, Pandora pede ao marido para que ele se livrasse das gralhas que a incomodavam. Epimeteu atende ao pedido da esposa e se deita com ela. Quando ele cai no sono, Pandora, repleta de curiosidade em saber o que tinha dentro da caixa, abre o objeto.

Nesse momento, ela liberta todos os males do mundo, entre os quais estavam diversas doenças e sentimentos que afligiriam a existência do homem. O plano de Zeus contra Prometeu estava cumprido.

Percebendo o erro que acabara de cometer, Pandora fecha a caixa rapidamente, deixando para trás o único sentimento positivo que estava dentro daquele objeto, a esperança.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More