Principais Deuses da Mitologia Grega – Lista de deuses mitológicos e deuses do Olimpo

Conheça as principais características, poderes, quais são os principais deuses da mitologia grega, e qual é a formação do panteão.

0

A mitologia grega é o conjunto de lendas e mitos desenvolvidos por volta de 700 a. C. Entre os seus personagens, encontramos deuses, titãs, ninfas, e centauros. No seu berço, como o próprio nome indica, a Grécia Antiga, a religião das pessoas era politeísta, ou seja, cultuavam vários deuses.

As principais fontes de conhecimento a respeito do assunto são foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo, por meio da obra Teogonia, e por Homero, nas obras Ilíada e Odisséia.

Os deuses da mitologia grega assumiam forma humana, e eram capazes de ter sentimentos como tais: amor, ódio, inveja, ciúmes, medo e ira. A paixão entre deuses e humanos era muito comum, inclusive, com a geração de filho. Ao contrário destes, os deuses eram imortais.

Deuses do Olimpo

Considerados as principais divindades gregas, os deuses do Olimpo, também chamados de deuses Olímpicos e “dodecateão”, viviam no cume monte Olimpo, que é o local mais alto de toda a Grécia, com quase 3 mil metros de altura. Moram todos juntos em um palácio, onde outros deuses eram responsáveis por servi-los.

Zeus

Na mitologia grega Zeus, deus dos trovões, é considerado o mais importante de todos os deuses, superior aos demais. Deus soberanos dos céus, ele é o filho mais novo de Reia e Cronos, a mãe de todos os deuses e o rei dos titãs e titã do tempo. Ele nasceu na ilha de Creta e foi criado em uma caverna no monte Ida.

Zeus teve cinco irmãos: Deméter, Hades, Hera, Héstia e Poseidon. Além disso, teve muitas esposas, e inúmeros filhos. Sua união mais conhecida é com a própria irmã, Hera. Governa o monte Olimpo e é tido como o pai de todos os deuses e homens.

A história dele é bastante curiosa. Cronos tinha medo de que seus filhos crescessem fortes e tomassem seu lugar, por isso, comia-os. Cansada dessa situação, Reia decidiu esconder um deles, para que este crescesse e, finalmente, derrotasse o pai.

Zeus cresceu, e assim o fez. Entretanto, antes de derrotar Cronos, deu a ele um líquido mágico para que seus cinco irmãos fossem trazidos de volta à vida. Ao derrotar o pai, ele e os irmão passaram a comandar o Céu, a Terra e os demais deuses.

Poseidon

Irmão de Zeus, Poseidon também é filho de Réia e Cronos. É o deus supremo dos mares, terremotos e tempestades. É conhecido por seu comportamento instável, violento e humor imprevisível. Teve diversos filhos, dos quais se destacam Teseu e Belerofonte.

Apesar de ser um dos deuses do Olimpo, em algumas versões ele vive nas profundezas do oceano. Muitos navegantes faziam sacrifícios a ele para que tivessem viagens seguras e tranquilas, o que nem sempre acontecia. Uma de suas marcas é o tridente que sempre empunha.

Hera

Hera é, ao mesmo tempo, irmã e esposa de Zeus. Ela é a rainha do Olimpo e de todos os deuses, e além disso, deusa das mulheres, maternidade e do casamento. É conhecida por ser um temperamento extremamente difícil. Outros traços de sua personalidade forte são o ciúme, agressividade e orgulho.

Apesar disso, sempre foi muito fiel a Zeus, e ao contrário dele, nunca teve um caso extraconjugal. Juntos, eles tiveram seis filhos: Ares, Hefesto, Ênio, Hebe, Éris e Ilítia. Ficou conhecida por perseguir as amantes de seu marido, a exemplo da deusa Calisto, e por ter inveja da beleza de Afrodite, a deusa do amor.

Apolo

Um dos mais cultuados do Olimpo, Apolo é o deus do sol, da ordem e da justiça, das artes e da profecia. Filho de Zeus e de Leto, ele nasceu na ilha de Delos, e é irmão gêmeo da deusa Artemis.

Seu nome significa “o mais belo dos deuses”. Quando pequeno, foi alimentado com o néctar dos deuses, o que fez dele um homem forte e destemido. Sua vaidade era muito notória, e teve inúmeros relacionamentos, porém, o de maior destaque foi com a ninfa Dafne.

Afrodite

Deusa do amor, da sexualidade e da beleza, existem duas versões diferentes a respeito do nascimento de Afrodite. Em uma delas, ela é filha de Zeus e Dione, deusa das ninfas. Na outra, Zeus cortou os testículos de Urano, pai de Afrodite, e os jogou no mar. Em volta deles surgiu uma espuma, que misturada com o mar, originou a deusa.

Por conta de sua inegável beleza, era muito vaidosa, charmosa, sedutora e vingativa. Teve muitas rivalidades com Hera, Perséfone e Atena

Foi obrigada a casar-se com Hefesto, mas sentindo-se infeliz, traiu seu marido com Ares, com quem teve sete filhos: Antero, Deimos, Eros, Fobo, Harmonia, Himeros e Pothos. Teve, ainda, relacionamentos com Adônis, Apolo, Anquises, Hermes, Dionísio e com inúmeros mortais.

Ares

Ares é filho de Zeus e Hera, e recebe o título de deus da guerra. Os traços mais marcantes de sua personalidade são o comportamento selvagem e o temperamento agressivo.

Foi banido do Olimpo durante algum tempo por ter tido um caso com Afrodite, que era esposa de Hefesto. Desse relacionamento nasceram diversos filhos, entre eles, Eros, Harmonia, Pothos, Himeros, Fobos e Deimos.

Era um deus muito impopular, tanto entre os mortais, quanto entre os demais deuses. Era odiado, até mesmo, por seus pais e nenhuma cidade grega o quis como patrono. Seu comportamento em campos de batalha era brutal e insaciável, sempre com desejo de conflitos e sangue.

Atena

Deus da sabedoria e das artes, frequentemente ela também é chamada de Palas Atena. A principal cidade grega, Atenas, recebeu este nome em homenagem a ela. É tida como a filha preferida de Zeus, que a teve juntamente com Métis.

A história de seu nascimento é muito curiosa. Segundo a mitologia, quando Métis ficou grávida, em uma brincadeira, ela se transformou em mosca e Zeus acabou engolindo-a. Isso porque ele tinha medo de quando a filha nascesse, ela fosse poderosa o suficiente para lhe tomar o trono.

Depois de algum tempo, sentindo fortes dores de cabeça, ele pediu para que Hefesto lhe desse uma machadada na fronte. Da cabeça do deus saiu Atena, já adulta, com armadura, elmo e escudo.

Dona de um forte senso de justiça, Atena permaneceu virgem. Em algumas versões ela tem um filho com Hefesto, e este, recebe o nome de Erictônio de Atenas.

Deméter

Deméter é a deusa da agricultura, da vegetação, da colheita e das estações do ano. Uma das irmãs de Zeus, teve uma filha com ele, que recebeu o nome de Perséfone. Esta, por sua vez, sob consentimento de Zeus, foi raptada e violentada pelo deus do submundo, Hades.

Muito triste com a situação, Deméter parou as estações do ano, impediu que as planta produzissem e saiu do Olimpo. Isso fez com o que a vida na Terra fosse praticamente dizimada. Para reverter a situação, Zeus fez um acordo com Hades para resgatar sua filha.

Porém, antes que ela partisse fez com que ela comesse uma romã, o fruto proibido. Por conta disso, ela ficou ligada a ele um terço do ano. Assim, durante a primavera, verão e outono ela fica com a mãe, e no inverno, parte para o submundo, provocando muita tristeza em Deméter.

Além dela, teve um filho com Poseidon, que recebeu o nome de Árion. Fruto de outros relacionamentos, ela teve Pluto e Despina.

Hefesto

Considerado um dos deuses mais feios, Hefesto, o deus do fogo e dos metais, é filho de Zeus e Hera. Assim que nasceu, por conta de sua aparência indesejada, e de uma deficiência que o deixou manco, sua mãe o lançou para fora do Olimpo.

Foi acolhido com Tétris, com quem aprendeu a trabalhar com metais e fazer joias. Trabalhava em locais próximos a vulcões, com a ajuda dos ciclopes, que eram os gigantes de um olho só.

Sua mãe descobre que é ele quem faz as joias que ela tanto gosta, e decide levá-lo de volta do Olimpo. A princípio, apresentou certa resistência, mas com a promessa de se casar com Afrodite, ele decide ficar. Algum tempo depois eles acabaram se separando por conta dos inúmeros relacionamentos extraconjugais de sua esposa.

Ártemis

Deusa da vida selvagem, da Lua, da caça, dos animais e da virgindade, Ártemis é filha de Zeus e Leto, e irmã gêmea de Apolo. Permaneceu virgem, e portanto, nunca teve filhos. Apesar de seu temperamento vingativo, era conhecida por ser protetora e amorosa.

Dionísio

Filho de Zeus e da princesa Sêmele, Dionísio, também chamado de Dioniso, é o deus do vinho, teatro e libido. É o único dos deuses gerado por uma mortal. Enciumada, a esposa de Zeus, Hera, a atraiu para uma armadilha. Neste engodo Sêmele termina morta e despedaçada.

Para salvar o filho, Zeus o retirou do ventre de sua mãe e o costurou em sua coxa, gerando-o até o seu nascimento. A mando de Zeus foi criado por um protetor, com quem aprendeu a arte de cultivar videiras e fazer vinho.

Casou-se com a filha do rei minos, Ariadne, que na verdade, era apaixonada por Teseu.

Hermes

O deus hermes é filho de Zeus com a ninfa maia. Por conta de sua velocidade, ficou conhecido por ser o mensageiro dos deuses, seu nome também está ligado a uma série de coisas, a exemplo do comércio, magia, viagens, sorte, riquezas, estradas e ladrões.

Além disso, é tido como o criador do fogo. Uma de suas funções foi guiar os mortos ao submundo de Hades.

Todos os deuses da Mitologia Grega

A mitologia grega é muito rica, e por este motivo, é praticamente impossível listar, aqui, todos os seus personagens. Entretanto, além dos deuses do Olimpo, outros nomes são bastante notórios.

  • Asclépio: deus da medicina, é filho de Apolo e Corônis. Apaixonou-se por Epione, que tornou-se a deusa da anestesia.
  • Deimos: filho de Afrodite e Ares, é o deus do terror.
  • Fobos: irmão gêmeo de Deimos, ele é o deus do medo. Ambos acompanhavam o pai nos campos de batalha.
  • Eros: filho de Afrodite e Zeus e dono de uma beleza ímpar, ele é considerado o deus do amor.
  • Ftono: é o deus da inveja.
  • Gaia: esposa de Urano, é a deusa da Terra e geradora de todos os deuses e titãs.
  • Hades: um dos irmãos de Zeus, é o deus do submundo e dominava o reino dos mortos. Ficou conhecido por raptar Perséfone, filha de Zeus e Deméter.
  • Hemera: filha de Nyx e Erubus, foi a primeira deusa a representar o sol.
  • Hypnos: deus do sono, é irmão gêmeo do deus da morte, Thanatus. É filho de Nyx e Erubus.
  • Urano: deus do céu, ele e Gaia são os pais dos doze primeiros titãs dos ciclopes e dos hecatônquiros.

Correspondentes na Mitologia Romana

Alguns dos deuses da mitologia também são representados na mitologia romana. A título de curiosidade, listamos como alguns deles são chamados na segunda.

  • Zeus – Júpiter
  • Poseidon – Netuno
  • Hera – Juno
  • Apolo – Apolo
  • Afrodite – Vênus
  • Ares – Marte
  • Atena – Minerva
  • Hefesto – Vulcano
  • Ártemis – Diana
  • Hermes – Mercúrio
  • Hades – Plutão
  • Dionísio – Baco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.