Características do Barroco
O Barroco foi um estilo artístico que se manifestou em diversas formas, como literatura, escultura e pintura. Confira suas principais características.
O Barroco é um estilo artístico que surgiu no final do Renascimento e predominou na arquitetura, pintura, literatura e música.
Durante a Europa do século XVII, a prática era manifestada através de ostentação e extravagância entre os grupos mais ricos.
A arte barroca surgiu na Itália. O movimento foi inspirado nas obras artísticas da Antiguidade clássica e buscou restituir as forças da Igreja Católica, que foi abalada pela Reforma Protestante.
O estilo artístico conta com algumas particularidades, como a valorização do contraste, obras ricas em detalhes, ênfase nas emoções, valorização estética e ainda a dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade.
Conheça agora as principais características do Barroco.
Dualismo
O dualismo é retratado de várias formas no barroco. Segundo o movimento, a pessoa não pode viver em equilíbrio entre as vontades de Deus e dos homens. Isso é retratado em várias obras do estilo, principalmente em esculturas e pinturas.
Valorização do contraste
Nas artes plásticas, o movimento barroco conta com uma forte presença de contrastes entre sombra e luz. Essa característica representa o dualismo que era apresentado nas obras barrocas.
Ferramenta contra a Reforma Protestante
O movimento barroco surgiu como uma forma de oposição à Reforma Protestante. Além disso, o estilo tinha o objetivo de preservar os ideais teocentristas, ou seja, Deus como centro do universo.
Obras ricas em detalhes
As obras são muito ricas em detalhes, principalmente nos trabalhos arquitetônicos e nas esculturas, consideradas complexas, contando com elementos simbólicos como relevos, curvas, traços, entre outros.
Emoção sobre razão
No barroco, é priorizada a ênfase nas feições. Nesse caso, são destacadas, até mesmo, exageradas, as transmissões de emoções. Com isso, surge o drama, típico do estilo artístico.
Conceptismo e cultismo
Considerados estilos literários diferentes da época, o conceptismo conta com a imposição de conceitos e a definição de um raciocínio lógico.
Já no cultismo, a linguagem é considerada culta e rebuscada, chegando a ser extravagante.
Veja também:
- O Barroco no Brasil
- Aleijadinho: Resumo, Biografia, Quem foi, Principais Obras, Fotos
- 10 Museus para visitar sem sair de casa durante a quarentena
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.