Características do Barroco

O Barroco foi um estilo artístico que se manifestou em diversas formas, como literatura, escultura e pintura. Confira suas principais características.

0

O Barroco é um estilo artístico que surgiu no final do Renascimento e predominou na arquitetura, pintura, literatura e música.

Durante a Europa do século XVII, a prática era manifestada através de ostentação e extravagância entre os grupos mais ricos.

A arte barroca surgiu na Itália. O movimento foi inspirado nas obras artísticas da Antiguidade clássica e buscou restituir as forças da Igreja Católica, que foi abalada pela Reforma Protestante.

O estilo artístico conta com algumas particularidades, como a valorização do contraste, obras ricas em detalhes, ênfase nas emoções, valorização estética e ainda a dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade.

Conheça agora as principais características do Barroco.

Dualismo

Características do Barroco - Dualismo
A Incredulidade de Santo Tomás (1601-1602) – Caravaggio

O dualismo é retratado de várias formas no barroco. Segundo o movimento, a pessoa não pode viver em equilíbrio entre as vontades de Deus e dos homens. Isso é retratado em várias obras do estilo, principalmente em esculturas e pinturas.

Valorização do contraste

Características do Barroco - Contraste
A Ceia de Emaús (1601) – Caravaggio

Nas artes plásticas, o movimento barroco conta com uma forte presença de contrastes entre sombra e luz. Essa característica representa o dualismo que era apresentado nas obras barrocas.

Ferramenta contra a Reforma Protestante

Características do Barroco - Ferramenta Contrarreforma
São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), por Manuel da Costa Athayd

O movimento barroco surgiu como uma forma de oposição à Reforma Protestante. Além disso, o estilo tinha o objetivo de preservar os ideais teocentristas, ou seja, Deus como centro do universo.

Obras ricas em detalhes

Características do Barroco - Riqueza de detalhes
Jesus escarnecido pelos soldados romanos – Aleijadinho

As obras são muito ricas em detalhes, principalmente nos trabalhos arquitetônicos e nas esculturas, consideradas complexas, contando com elementos simbólicos como relevos, curvas, traços, entre outros.

Emoção sobre razão

Características do Barroco - Emoção sobre Razão
Beata Ludovica Albertoni (1674) – Gian Lorenzo Bernini

No barroco, é priorizada a ênfase nas feições. Nesse caso, são destacadas, até mesmo, exageradas, as transmissões de emoções. Com isso, surge o drama, típico do estilo artístico.

Conceptismo e cultismo

Características do Barroco - Conceptismo e Cultismo
Características do Barroco – Conceptismo e Cultismo

Considerados estilos literários diferentes da época, o conceptismo conta com a imposição de conceitos e a definição de um raciocínio lógico.

Já no cultismo, a linguagem é considerada culta e rebuscada, chegando a ser extravagante.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.