Como fazer um editorial?

Um bom editorial mostra o posicionamento de um veículo de comunicação frente a questões da sociedade. Confira como fazer um editorial corretamente!

Um editorial é um texto dissertativo-argumentativo presente em jornais com o objetivo de apresentar a opinião de um grupo.

Ele geralmente está localizado no jornalismo impresso nas primeiras páginas e não é assinado, por representar a opinião da redação como um todo. Contudo, pode ocorrer de um redator produzir e assinar. Nos demais meios jornalísticos, o editorial é anunciado como tal.

Sendo assim, o editorial não é marcado pela imparcialidade, comum do jornalismo. Para escrever um bom editorial, é necessário conhecer o formato e seguir os seguintes passos de como fazer um editorial.

1. Tema

O tema do editorial deve refletir uma opinião, logo, não escolha um tema que você não conhece. Como o objetivo é evidenciar seu posicionamento, determine um tema que tenha amplo conhecimento.

Além disso, o tema deve ser relevante para a sociedade ou para aqueles que estão consumindo esse conteúdo. Para revistas, o editorial deve refletir os temas tratados na edição.

Por exemplo, uma revista científica tratando de obesidade, Física e vacinas deve possuir um editorial com pelo menos um dos temas como foco para dissertar sobre.

2. Estrutura do texto

Um editorial possui linguagem simples para garantir entendimento e pode ser direcionado para os leitores ou outrem, sempre com uma opinião, cujo objetivo é ser lido pela comunidade.

Nesses casos, é comum começar com Caro leitor ou Ao senhor Presidente. Então, em seguida, o conteúdo é desenvolvido.

Na introdução, é importante apresentar os temas e, assim, incitar curiosidade. O desenvolvimento deve conter os argumentos que sustentem sua opinião por meio de dados, falas ou exemplos.

A conclusão deve ser criativa e finalizar as ideias expostas, por exemplo, por meio de uma solução. Assim, a conclusão pode, também, instigar reflexão, pedir participação e demais ações.

3. Revisão

É importante reler e revisar para garantir um bom textoevitar erros e garantir coesão. Uma vez que o editorial é opinativo, tenha cuidado para transmitir sua ideia de forma clara.

Assim, independente se resumir o conteúdo ou dissertar sobre questões atuais, o leitor ou telespectador irá compreender o objetivo.

Confira o exemplo de editorial do jornal O Mantiqueira.

Editorial
Editorial do jornal O Mantiqueira

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More