Conferência de Yalta

A Conferência de Yalta foi um encontro ocorrido na Crimeia que tinha como objetivo decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência.

0

A Conferência de Yalta foi a segunda das três conferências que ocorreram no período da Segunda Guerra Mundial.

Nesse evento, os chefes de Estado da União Soviética (Josef Stalin), Estados Unidos (Franklin Roosevelt) e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) reuniram-se, em segredo, na cidade de Yalta, Crimeia.

O objetivo central da Conferência de Yalta era decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a forma como seriam repartidas as zonas de influência.

No dia 11 de fevereiro de 1945, eles assinam os tratados que visavam assegurar um fim imediato da guerra e a estabilidade do mundo após esse acontecimento.

Conferência de Yalta – Resumo

A Conferência de Yalta foi realizada no mês de fevereiro de 1945, quando a Alemanha, Itália e Japão — países do Eixo — já se encontravam enfraquecido em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Neste mês, o Reino Unido, os Estados Unidos e a União Soviética — Aliados — se reuniram na cidade de Yalta, Crimeia, com o objetivo de debater os rumos da Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A Conferência estabeleceu a divisão dos territórios então ocupados pelos alemães e estudou a criação de propostas para o mundo no pós-guerra, envolvendo a segurança internacional e a paz mundial.

Cerca de 700 conselheiros militares integraram o evento, contudo, destacaram-se Stalin (URSS), Churchill (Reino Unido) e Roosevelt (EUA), conhecidos como “os três grandes”.

Nesse encontro, eles assinaram um acordo que determinava o fim da guerra e a paz entre as nações.

Objetivos da Conferência de Yalta

Os principais objetivos da Conferência de Yalta, foram:

  • Fim do fascismo;
  • Fim do nazismo;
  • Fim da influência alemã
  • Divisão da Alemanha em quatro faixas que seriam anexadas à França, aos Estados Unidos, à União Soviética e ao Reino Unido;
  • União Soviética passou a controlar os países do leste europeu;
  • Convocação de uma conferência com o objetivo de criar a Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.