Franklin Roosevelt

Franklin Roosevelt foi um dos presidentes dos Estados Unidos durante o século XX.

0

Quem foi Franklin Roosevelt? Franklin Roosevelt foi o 32° presidente dos Estados Unidos. Eleito por quatro vezes, ele governou o país norte-americano entre os anos de 1933 a 1945.

Roosevelt foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a comandar o país por quatro mandatos consecutivos.

Ele esteve à frente do poder em momentos importantes da história dos EUA, assumindo uma postura central diante dos eventos históricos que afetaram a ordem mundial do século XX. Foram eles:

Biografia de Franklin Roosevelt

Franklin Delano Roosevelt nasceu em 30 de janeiro de 1882, em Hyde Park, Nova York, Estados Unidos. Oriundo de uma família rica de origem holandesa, Roosevelt era primo de Theodore Roosevelt, que também foi presidente dos Estados Unidos, no período de 1901 a 1909.

Em 1904, iniciou sua graduação na Universidade Harvard. Em 1908, graduou-se em Direito pela Universidade de Columbia.

Casou-se com sua prima, Anna Eleanor Roosevelt e juntos tiveram seis filhos.

Antes de ser eleito presidentes, Roosevelt ocupou vários postos políticos dos Estados Unidos. Político democrata, ele foi senador de Dutchess, governador de Nova York e vice-secretário de Estado para a Marinha.

Roosevelt morreu vítima de um derrame, em abril de 1945. Com isso, ele não conseguiu cumprir seu mandato até o final.

Governo Roosevelt

Franklin Roosevelt se elegeu presidente dos Estados Unidos nas eleições presidenciais de 1932, 1936, 1940 e 1944. O início do seu governo foi marcado por uma melhora da economia a partir da criação do New Deal.

Quando ele ascende à cadeira presidencial, a economia dos Estados Unidos se encontrava em uma situação crítica em razão da Crise de 1929.

A principal consequência da queda da Bolsa de Valores de Nova York foi a falência de diversas empresas. Com isso, o desemprego passa a ser um real problema para os estadunidenses.

Com o ataque à base naval de Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos que até então não haviam se envolvido no conflito, decidem se aliar ao lado oposto ao do Japão.

Um dia após o ataque promovido pelos japoneses, Roosevelt declara guerra ao país e, consequentemente, começa a participar da Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, Franklin Roosevelt, junto com Winston Churchill (Grã-Bretanha) e Josef Stalin (URSS) participam da Conferência de Yalta, com o objetivo de discutir o fim do conflito e a repartição das zonas de influência.

Franklin Roosevelt
Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin.

Por serem figuras políticas expressivas e influentes, eles ficaram conhecidos como “Os Três Grandes”.

New Deal

Com o objetivo de recuperar a economia dos Estados Unidos que estava aos frangalhos após a queda da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, Roosevelt propõe a criação do New Deal.

Traduzido para o português, o Novo Acordo foi implementado de 1933 a 1937. Influenciado pela doutrina político-econômica do keynesianismo, o Estado passou a ter papel essencial na organização econômica e social dos Estados Unidos.

Pautado na ideia de Estado de Bem-Estar Social, o New Deal simbolizou uma série de medidas sociais e econômicas que se articularam com investimentos privados e estatais.

O principal objetivo era aquecer a economia dos Estados Unidos.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.