Contribuições de René Descartes para a matemática

René Descartes é considerado o criador ou pai da geometria analítica.

0

As contribuições de René Descartes para a matemática estão associadas, principalmente, à Geometria.

René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês, que viveu entre os anos 1596 e 1650, ficou conhecido como pai da filosofia moderna, e apresentou contribuições para o desenvolvimento da ciência, em geral.

Para a matemática, A Geometria é uma das obras mais importantes de René Descartes. Ela foi publicada em 1637 e apresentava a geometria sob um novo olhar, a partir do ponto de visto algébrico.

Geometria analítica

René Descartes uniu geometria e álgebra, possibilitando o estudo das formas geométricas a partir de equações algébricas, dando origem ao que hoje conhecemos como geometria analítica, da qual René é, então, considerado criador ou pai.

Na geometria analítica, os conceitos geométricos podem ser compreendidos com mais clareza a partir de um sistema de coordenadas. Essa parte da matemática se caracteriza pelo estudo de métodos algébricos para descrever as figuras geométricas, suas posições, intersecções, distâncias, etc.

Para saber mais, leia:

Plano cartesiano

Descartes solucionou um dos problemas matemáticos considerados sem solução pelos antigos estudiosos de geometria, o Problema de Pappus, que se referia a uma determinada condição que era atendida por um conjunto de pontos.

Foi através da solução desse problema que o matemático propôs a criação do sistema de coordenadas cartesiano, o plano cartesiano.

O plano cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares, chamados de eixo das abscissas e eixo das ordenadas, permitindo a localização de pontos a partir de coordenadas.

Representação de um par ordenado

 

Você também pode se interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.