A Lenda da Cuca
Conta a história que a Cuca dorme uma vez a cada sete anos e leva as crianças que não dormem quando mandadas pelos pais.
A Cuca é um ser mitológico do folclore brasileiro. Diz a lenda que a velha bruxa com cabeça de jacaré assusta e rapta as crianças que desobedecem seus pais.
A origem da besta pode ser a espanhola Coca, uma assombração que assusta meninos, representada por uma mulher com cabeça de abóbora iluminada por fogo.
A popularização da Cuca se deve, em grande parte a Monteiro Lobato, que fez da criatura um dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. A cantiga de ninar popular “Nana neném / Que a cuca vem pegar / Papai foi na roça / Mamãe foi trabalhar” também desempenhou seu papel em difundir a criatura.
Outra música que deu popularidade é a interpretada por Cassia Eller: “Cuidado com a Cuca / que a Cuca te pega / E pega daqui / E pega de lá / A Cuca á malvada e se fica irritada / A Cuca é zangada, cuidado com ela / A Cuca é matreira e se fica zangada / A Cuca é danada, cuidado com ela.”
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.