Matinta Pereira

Conheça o personagem do folclore brasileiro que traz azar para aqueles que não cumprem promessas.

0

O Brasil é um país muito rico em diversidade cultural e tradições únicas. Como forma cultural, o folclore brasileiro possui muitas lendas e personagens em cada região.

Folclore é um conjunto de histórias, práticas e elementos que compõem a identidade cultural de um povo. Assim, um personagem marcante é a Matinta Pereira, também conhecida como Matinta Perera ou Mati-Taperê.

Lenda da Matinta Pereira

A Matinta Pereira, conhecida na Região Norte do Brasil, é uma mulher idosa e assustadora que se transforma em pássaro.

De acordo com a lenda, essa bruxa se transforma em um pássaro que vaga pela noite e assovia de forma estridente, amedrontando todos.

Os donos das casas prometem entregar tabaco, café, peixe ou cachaça caso ela pare, então, a bruxa sai voando. No dia seguinte, Matinta retorna para cobrar. Caso o combinado não seja cumprido, a bruxa traz azar para a casa.

História da Matinta Pereira

lenda da Matinta Pereira foi passada de geração a geração no Norte. Alguns relatos dizem que a história nasceu de uma feiticeira que supostamente se transformava em pássaro. Outros dizem que ela possuía uma maldição hereditária.

Segundo o imaginário popular, a bruxa poderia ser presa com objetos como chave, rosário, tesoura comum e vassoura virgem.

Assim, a chave é enterrada e a tesoura fincada em cima do local, o rosário se põe por cima da tesoura e, quando a Matinta passar pelo local, ficará presa. Depois que liberta, ela deve varrer o local para desfazer a armadilha.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.