Danças populares do Brasil e do mundo

As danças populares são repletas de diversidade e encantamentos. Saiba um pouco mais sobre essas danças e alguns exemplos.

0

As danças populares são pertencentes às culturas populares e carregam uma carga histórica e reflexos dos seus integrantes e ambientes nas danças.

Como no mundo existe grande diversidade de povos e culturas, as danças populares se diversificam muito e caracterizam fortemente a cultura em que estão inseridas.

Assim, cada cultura tem características próprias que se desenvolvem para a formação da dança e ao longo do tempo podem ir se modificando, pois o ambiente e os indivíduos pertencentes podem mudar e refletir na dança.

Consequentemente, cada dança é a representação da vida dos seus integrantes, apontando assim seus anseios, medos, necessidades, ideais, religiosidades e perspectivas. Sendo assim, conheça as principais danças populares do Brasil e do mundo.

Danças populares do mundo

Danças populares do mundo – Flamenco

Danças populares do mundo - flamenco

Essa dança surgiu na Espanha e é dançada em dupla. Possui muita movimentação de braços, punhos e expressões faciais bem marcantes.

Nesse estilo de dança quem mais se destaca são as dançarinas, pois elas sapateiam, se movimentam muito, utilizam os movimentos da saia e batem palmas para dar ritmo à dança.

Danças populares do mundo – Tango

Danças populares do mundo - tangoSurgiu na Argentina e é conhecida por ser muito sensual e fortemente caracterizada pelos movimentos de perna que acentuam a sensualidade e dão beleza à dança.

Danças populares do mundo – Dança do ventre

Danças brasileiras - dança do ventreNessa dança, as mulheres são as protagonistas. Surgiu no Egito Antigo, muito ligada à religião, sendo performada em templos por sacerdotisas.

A dança é caracterizada pelos inúmeros movimentos corporais, com foco nos quadris, mãos e barrigas que desenvolvem movimentos muito bonitos. Alguns objetos e adereços são muito utilizados, como espadas, véus e taças.

Danças populares brasileiras

O Brasil possui uma grande diversidade de danças populares e isso se dá pela riqueza cultural que existe no país. Como muitos povos vieram para o Brasil no decorrer do tempo, muitas danças tem origem e influências estrangeiras.

A principal miscigenação aconteceu entre índios, africanos e europeus. Isso faz com que elas sejam ainda mais diversificadas e com inúmeras cores, movimentos e ritmos.

As danças populares brasileiras são baseadas principalmente em festas tradicionais, danças folclóricas ou religiosas. Um fato interessante é que as danças populares brasileiras são todas dançantes, alegres e coloridas, espalhando sempre bom um sentimento contagiante.

Danças populares brasileiras – Frevo

Danças populares brasileiras - frevo

O frevo é típico de Pernambuco e surgiu por volta de 1910. Hoje em dia, é muito performado e incorporado aos ritmos do Carnaval.

É caracterizada pelas cores alegres e vibrantes, a sombrinha colorida, movimentos de pernas e braços, além dos diversos passos de capoeira, ballet clássico, saltos e malabarismos.

Danças populares brasileiras – Carimbó

Danças populares brasileiras - carimbó
Foto: Pierre Azevedo

O Carimbó surgiu no Belém do Pará e também é chamada de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.

O ritmo foi trazido pelos escravos africanos, que depois incorporaram influências indígenas e europeias.

A vestimenta das mulheres são grande destaque, por possuírem saias muito coloridas, volumosas e rodadas. A dança é feita em dupla e a mulher utiliza a saia para desempenhar os movimentos e o homem dança batendo palma em frente a mulher.

Danças populares brasileiras – Maracatu

Danças populares brasileiras - maracatu

O maracatu surgiu no Pernambuco e remonta a época do Brasil Colonial, com uma miscigenação entre as culturas africana, portuguesa e indígena.

A dança é ligada a religião, trazendo algumas características de religiões africanas e muita espiritualidade.

Há uma junção entre música, canto e dança. Os figurinos são muito coloridas e extravagantes. Os instrumentos mais utilizados são caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores.

Danças populares brasileiras – Samba

Danças populares brasileiras - samba

O samba veio para o Brasil junto com os escravos e tem origem nos instrumentos trazidos por eles para o Brasil.

Foi mais difundido nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. Hoje em dia, o samba é o maior representante do Carnaval e o mais popular do Brasil.

No ritmo podem ser usados muitos instrumentos, os principais deles são cavaquinhos, pandeiro, tamborim, atabaque, e reco-reco. Além disso, existem diferentes tipos de samba, mas os mais famosos são o samba de roda e o samba de gafieira.

Danças populares brasileiras – Quadrilha

Danças populares brasileiras - quadrilhaA quadrilha é típica das festas juninas, sendo caracterizada com teor caipira. Essa dança é mais próxima dos meios sertanejos, caipiras e nordestinos. Além disso, utiliza linguagem mais coloquial e ritmos muito dançantes.

A música é dançada em pares e tem a presença de um animador. Os principais instrumentos utilizados são a viola, violão, sanfona, o triângulo e a zabumba.

As roupas são bastante características, nas quais as mulheres vestem vestidos volumosos, rodados, com cores vivas e cheios de estampas.

Confira também: Conheça as danças africanas e suas tradições

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.