Seth, Deus do caos e da guerra
Originalmente um deus-herói, Set se transformou ao longo do tempo no senhor da guerra.
Set, também conhecido como Seth e Suetekh, era o deus egípcio da guerra, do caos e das tempestades. Sua outra consorte era a deusa Tawaret, uma divindade com cabeça de hipopótamo que representava a fertilidade e o parto.
Ele é um dos primeiros cinco deuses criados pela união de Geb (terra) e Nut (céu) após a criação do mundo. Seu nome é geralmente traduzido como “instigador de confusão” e “destruidor”.
Ele foi associado com desordem, pessoas estrangeiras, e a cor vermelha. Ele às vezes é descrito como uma fera ruiva com uma cauda bifurcada e cascos fendidos ou um animal felpudo vermelho como cachorro.
Símbolos
Seus símbolos eram o grifo, o hipopótamo, o crocodilo e a tartaruga, mas ele estava principalmente associado à serpente. Epítetos para Set incluem “Senhor do Deserto” e “Governante do Sul” como ele era originalmente um deus do Alto Egito (o sul) e as terras estéreis além das fronteiras do Egito.
Deus-Herói
No início do período dinástico do Egito ele era originalmente um deus importante e amigável do Alto Egito, cujo nome era invocado por feitiços de amor e inscrito em amuletos que serviam como amuletos de amor.
Ele também foi a divindade que salvou o deus do sol Rá da serpente Apophis, uma criatura do mal que tentou parar a jornada do deus sol através do céu noturno em direção ao amanhecer.
Império Novo
Veja mais sobre: Mitologia egípcia », Mitologia grega »
Set também foi visto como um benfeitor que ajudou as pessoas na vida e as proveu após a morte, mas na época do Império Novo ele passou a ser mais conhecido como o primeiro assassino, o deus que matou seu irmão mais velho Osíris para reinar sobre o mundo e depois tentou assassinar Hórus, filho de Osíris.
Para os gregos, ele foi associado a Typhon, o deus-monstro que desafiou o poder de Zeus e que foi lançado no Tártaro.
Precisamente por que os atributos e a imagem de Set mudaram de um deus-herói para o inimigo da ordem e da justiça é desconhecido, mas quando o mito de Osíris se tornou popular durante a transformação do Novo Reino, a transformação estava completa.
Acredita-se que ele representava as terras secas e áridas do deserto e territórios distantes fora do Egito, em contraste com Osíris e Hórus, que simbolizavam a fertilidade do vale do rio Nilo.
Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses do Egito: Todos os Deuses do Egito
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.