Esfinge de Gizé

A Esfinge de Gizé é um dos pontos turísticos mais visitados em todo o mundo.

A Esfinge de Gizé é um gigantesco monumento construído na época do Egito Antigo, próximo ao Rio Nilo e às Pirâmides do Egito.

Também chamada de Grande Esfinge de Gizé, ela se situa no sítio arqueológico denominado de Necrópole de Gizé que, junto a três pirâmides, Miquerinos, Quéops e Quéfren, formam um dos mais famosos sítios arqueológicos do mundo.

Localizada nos arredores de Cairo, Esfinge de Gizé é uma obra arquitetônica que apresenta uma cabeça humana em um corpo de leão. Deduz-se que tal estrutura visava proteger a Península de Gizé, além de simbolizar a força do faraó.

Alguns pesquisadores apontam que a sua construção ocorreu no reinado do faraó Quéfren, por volta de 2.500 a.C. No entanto, outros indicam que esta edificação tenha sido construída em torno de 10.000 a.C.

Esfinge é um termo egípcio que significa “imagem viva”.

História da Esfinge de Gizé

Estudos historiográficos afirmam que a Esfinge de Gizé foi construída durante o reinado do faraó Quéfren, por isso, a cabeça da mesma retrata a do faraó.

Esfinge de Gizé
Cabeça da Esfinge de Gizé

Para os egípcios, esta construção simbolizava Rá-Atum, o deus Sol. De acordo com a lenda, por volta do ano de 1400 a.C., Tutemés IV dormiu ao lado da Esfinge e sonhou que o deus Sol pedia que retirasse a areia que estava em cima da estátua. Em troca, a divindade prometeu que ele se tornaria um grande faraó.

Entre a patas do leão, há uma placa de granito chamada de Estela dos Sonhos. Nela, está escrita esta passagem.

Após enfrentar diversas tempestade de areia, a Esfinge ficou com o corpo completamente coberto por milênios, até que em 1925, ela foi totalmente descoberta.

Esta estátua já foi restaurada várias vezes. Hoje, é um dos monumentos mais visitados do mundo.

Estrutura da Esfinge

A estrutura da Esfinge foi construída em um corpo de leão e uma cabeça humana com turbante real. Esta figura mítica foi erguida voltada para o sentido em que o Sol nasce. Para os egípcios, o leão significava proteção.

Com 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e 19 metros de largura, ela foi fabricada somente com um elemento, a pedra calcária. Por isso, é considerada a maior estátua esculpida em um imenso bloco de pedra. A grandiosidade de sua estrutura a torna a maior Esfinge do mundo.

Esfinge de Gizé
Grande Esfinge de Gizé

Foram encontradas múmias no interior da Esfinge. Isto ocorreu devido à tradição egípcia de mumificar os corpos de pessoas importantes após sua morte. Depois de mumificados, eles eram colocados dentro de grandes construções com o intuito de protegê-los.

Para os egípcios, era fundamental a mumificação dos corpos dos faraós, pois eles eram considerados seres eternos. Além disso, caso a alma voltasse ao corpo, ele deveria estar conservado.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More