Expansão marítima portuguesa

Muitos fatores se alinharam para que Portugal fosse a primeira nação a se lançar ao mar nas Grandes Navegações.

O primeiro país a explorar os oceanos foi Portugal. Isso aconteceu por um conjunto de fatores. Vejamos algumas das demandas que pressionavam a expansão marítima portuguesa:

  1. As rotas comerciais estavam monopolizadas no Mar Mediterrâneo por Gênova e Veneza, e em terra, pelos árabes e turcos otomanos.
  2. A Rota da Seda deixou de despachar bens para a Europa por volta de 1400, como consequência da desintegração do Império Mongol.
  3. A balança comercial europeia estava desfavorável, com mais importação do que exportação.

Quanto aos fatores que possibilitaram seu pioneirismo, havia o favorecimento lusitano pela posição geográfica, pela coesão de um país unificado pela Guerra da Reconquista contra os muçulmanos, e pelo patrocínio de uma burguesia mercantil.

Portugal também tinha uma tradição naval que datava de séculos. A suposta Escola de Sagres, criada pelo infante D. Henrique na região de Sagres, no Algarve, em Portugal, no início século XV, teria provido os conhecimentos acerca da cartografia, geografia e astronomia que propeliram as navegações.

Havia diversos setores da sociedade portuguesa interessados no sucesso das navegações: a Igreja gostaria de cristianizar outros povos; a nobreza queria terras; e a burguesia buscava rotas comerciais.

Os bens dos países do Oriente que interessavam ao Ocidente eram, principalmente, açúcar, ouro, cânfora, sândalo, porcelanas, pedras preciosas, cravo, canela, pimenta, noz-moscada, gengibre, unguentos, óleos aromáticos, drogas medicinais e perfumes.

Viagens e explorações marítimas

Os locais mais importantes alcançados pelos portugueses e suas respectivas datas são:

LOCAL DATA
Ceuta 1415
Ilha da Madeira 1418
Açores 1427
Cabo Bojador 1434
Cabo Verde 1444
São Tomé e Príncipe 1471
Cabo Negro 1484
Cabo da Boa Esperança 1487
Groenlândia 1495-1498
Índia 1498
América (Brasil) 1500
Terra Nova (Canadá) 1500
Ilha de São Lourenço (Madagascar) 1500
Ceilão (Sri Lanka) 1505
Ormuz (Irã) 1507
Malaca 1509
Molucas 1511
Sudeste Asiático (China) 1513
Timor 1515
Cipango (Japão) 1542

Leia mais: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.