Folhetos embrionários
Os folhetos embrionários originam os tecidos e órgãos do corpo dos animais!
Os folhetos embrionários, também chamados de folhetos germinativos, podem ser de três tipos:
- Ectoderma
- Mesoderma
- Endoderma
Eles surgem durante a gastrulação do embrião, quando ele tem, aproximadamente, 32 células. Nos embriões humanos, isso acontece entre a 4ª e a 7ª semanas de gestação.
O que são folhetos embrionários?
Os folhetos embrionários são as primeiras camadas celulares a serem formadas durante o desenvolvimento embrionário.
Eles são os responsáveis por dar origem aos órgãos que formarão os sistemas do corpo do novo indivíduo.
Ectoderma
A camada chamada de ectoderma é a mais externa ao corpo do embrião, ela é a responsável por dar origem aos tecidos epidérmicos e anexos da pele.
Além disso, essa camada forma também o sistema nervoso durante a 7ª semana de gestação e o revestimento de cavidades como boca, nariz e ânus.
Mesoderma
O mesoderma é o folheto embrionário que fica intermediário aos outros dois. Essa camada origina a maioria dos sistemas do corpo humano como os sistemas ósseo e muscular.
Além disso, ela forma os tecidos linfáticos, conjuntivos, alguns órgãos do sistema cardiovascular, excretor e reprodutor.
Endoderma
A camada chamada endoderma é o folheto embrionário que está mais interno no corpo do embrião. Ele é o responsável por originar órgãos do sistema digestório, glândulas e os pulmões, que estão completamente prontos para oxigenar o bebê apenas depois do 8º mês gestacional, no caso dos humanos.
Por isso, os bebês que nascem prematuros, muitas vezes precisam ficar no hospital e receber ventilação mecânica até que os pulmões terminem de se desenvolver completamente e possam oxigenar o corpo do novo indivíduo.
O que são diblásticos e triblásticos?
A denominação diblásticos e triblásticos se refere a quantidade de folhetos embrionários que o animal tem durante seu desenvolvimento.
As esponjas são os únicos animais que possuem apenas dois folhetos embrionários, por isso, elas são chamadas de animais diblásticos. Elas possuem apenas o ectoderma e o endoderma.
Os animais diblásticos formam apenas uma cavidade no interior do corpo do animal, chamada de arquêntero, por isso, são chamados de acelomados.
Todos os outros animais possuem os três folhetos embrionários e são chamados de triblásticos. Os triblásticos podem ser divididos em celomados e pseudocelomados.
Os pseudocelomados são animais em que existe uma cavidade interna delimitada tanto pelo mesoderma quando pelo endoderma.
Os animais só são verdadeiramente celomados se eles possuírem a cavidade completamente revestida pela camada do mesoderma.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.