Folia de Reis – O que é, história, significado e músicas

Uma das festividades mais icônicas do Brasil, celebra o nascimento de Jesus e presta homenagem aos Três Reis Magos.

0

Folia de Reis é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma grande demonstração da religiosidade popular, sendo uma das festividades mais icônicas do país.

É uma celebração tradicional trazida pelos colonizadores portugueses no século XVIII e que ainda se mantém viva em diversas cidades, podendo haver variações tanto de modos de comemoração como de nomes, por exemplo, “Terno de Reis” ou “Reisado”.

História

Essa festividade faz jus à celebração do nascimento de Jesus e segue até o dia 6 de janeiro, que é o Dia dos Três Reis Magos, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania (manifestação) do Senhor.

Segundo a tradição, quando os Três Reis Magos — Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar — viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Presentearam o menino com ouro, incenso e mirra.

O ouro representa a realeza, pois os magos procuravam pelo rei dos judeus. O incenso, a fé, simbolizando a oração que chega a Deus. E a mirra, uma resina usada como remédio, de sabor amargo, remetia ao sofrimento que Jesus iria passar.

Segundo a tradição, um dos reis era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Daí surge o nome “Folia dos Reis”.

Principais características da Folia de Reis

Essa comemoração é caracterizada por tradições e expressões locais com músicas, orações e danças variadas. Veja a seguir os principais elementos da festa:

Banda musical: os músicos tocam violão, zabumba, pandeiro, sanfona, triângulo, caixa, flauta e surdo, geralmente uniformizados.

Vestimenta: fardas, máscaras ou uniformes.

Bandeireiro ou alferes da bandeira: é como o porta-bandeira da Folia de Reis. A bandeira, também chamada de Doutrina, traz uma imagem com os Três Reis Magos estampados e costuma ser feita de um pano brilhante. Em todas as casas em que a folia passa para receber doações das famílias, ela é apresentada ao chefe do lar. Símbolo muito respeitado, a bandeira é o elemento sagrado da companhia.

Visitas: para receber a visita desses grupos é preciso ter um presépio ou uma imagem do menino Jesus em sua manjedoura e, ao recebê-la, é tradição oferecer comida aos seus participantes.

Mestre ou embaixador: responsável pela organização da festa. É a principal figura da folia, já que organiza a logística do grupo, os instrumentos, os horários, o trajeto e também improvisa os versos cantados nas casas. É dele a responsabilidade de manter viva a tradição e fazer sua transmissão oral.

Coro: responsável por cantar as músicas, os cânticos religiosos e os louvores, geralmente composto por seis pessoas, cada uma tem sua função.

Mestre palhaço ou bastião: tem responsabilidade de animar a festa com brincadeiras, danças e pulos. A principal função desse personagem é proteger a bandeira e solucionar o letreiro (que é uma espécie de enigma).

Três Reis Magos: pessoas fantasiadas que representam os reis magos, razão principal da comemoração.

5 músicas para ouvir no Dia de Reis

Algumas músicas ilustram a cultura brasileira a partir dessa festividade em suas letras e melodias. Listamos algumas que são muito comuns na hora da comemoração. São elas:

  1. Dia de Santos Reis — Tim Maia
  2. Folia de Reis — Maria Bethânia
  3. Folia de Reis — Baiano e Novos Caetanos
  4. Calix Bento — Milton Nascimento
  5. Hino da Folia de Reis — Pena Branca e Xavantinho

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.