7 Danças nordestinas para conhecer a cultura da região

O Nordeste é muito conhecido por ser uma região muito alegre e festiva, ali é o berço de muitas danças e celebrações populares. Conheça as principais danças nordestinas.

0

A região do nordeste teve muito contato com diferentes povos e acabou por incorporar um pouco de suas culturas. Ali naquela região, chegaram muitos povos europeus e africanos, o que colaborou para uma grande miscigenação e mistura de culturas, como no Brasil todo.

Um grande exemplo dessa mistura são as danças nordestinas, das quais muitas têm origem luso-brasileira e africana.

Apesar de ser bastante variada, as danças populares nordestinas são bastante particulares e típicas. Além disso, as danças são sempre bastante alegres e coloridas.

É importante ressaltar que a dança é um dos elementos mais fortes da cultura e pode desempenhar papéis religiosos, artísticos e folclóricos. Por isso, pode-se dizer que o nordeste é uma das regiões mais belas e ricas culturalmente do brasil e do mundo.

Principais danças nordestinas

Confira essa lista com as danças nordestinas mais populares e as conheça um pouco mais sobre a cultura da região.

1 Maracatu

Maracatu


O maracatu é de origem africana e foi introduzida no Brasil junto com os escravos que foram trazidos para o país. Essa dança é baseada nas cerimônias de coroação dos reis do Congo. O ritmo é marcado pelo batuque que dá seguimento a dança.

Além disso, é um símbolo da resistência negra no Brasil contra a dominação portuguesa, pois foi a maneira encontrada pelos chefes tribais vindos do Congo de demonstrar sua força e poder.

Apesar dessa dança ter sido amplamente popularizada no carnaval e ter se perdido como dança religiosa, alguns aspectos ainda são mantidos, como as vestimentas, adornos e instrumentos.

2 Capoeira

Capoeira

A capoeira é outra dança de origem africana. Sua prática inicial era para os africanos se defenderem contra os europeus, tanto para ataque, quanto para defesa. Era performado com os pés e a cabeça.

Entretanto, a capoeira foi disfarçada como dança para evitar a repressão dos senhores de escravos. Assim, foi incorporada a música com sons de berimbaus, cantos e palmas, se tornando popular em todo o país.

3 Frevo

Frevo

Muito popular no carnaval, o frevo é uma das danças mais conhecidas do Nordeste. Essa dança surgiu no Pernambuco e encanta por seu ritmo extremamente dançante, roupas muito coloridas, pequenos guarda-chuvas e acrobacias.

Sua música é baseada na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca. Além disso, a dança foi influenciada pela capoeira, pois havia conflitos entre os blocos de frevo e capoeiristas que estavam na frente saiam para proteger seus blocos e intimidar os rivais.

4 Bumba meu boi

Bumba meu boi

Essa é uma dança do folclore brasileiro bem popular, com personagens humanos e animais fantasiosos. O enredo se dá em volta da morte de um boi.

A dança se tornou popular em todo o país, surgindo diferentes representações, com personagens, instrumentos, ritmos, adereços, instrumentos e temas diferentes. Porém, no Nordeste ela é mais valorizada e representada em festas de comemoração aos santos populares.

5 Xaxado

Xaxado

O xaxado é uma dança muito característica e típica do sertão nordestino. Esse nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastar no solo durante as comemorações.

Essa dança era feita somente por homens e considerada uma dança de guerra e entretenimento dos cangaceiros. O motivo de ser realizada só por homens se dava pelo fato de não existir mulheres no cangaço e as armas desempenhavam o papel das damas.

A dança é feita em fila indiana e o da frente é o líder do grupo que puxava os versos cantados. As letras eram insultos aos inimigos e lamento a morte dos amigos ou celebrações de suas vitórias e conquistas.

6 Samba

Samba
Samba de Roda

O samba veio junto com os escravos africanos e os instrumentos trazidos por eles para o Brasil. No ritmo podem ser utilizados instrumentos variados, como pandeiro, cavaquinho, ataque, tamborim e reco-reco.

Essa dança é um dos maiores símbolos do carnaval no Brasil e existem até competições de escolas de samba. Além disso, existem diferentes tipos de samba, os principais são o samba de roda e o samba de gafieira.

7 Forró

Forró

O forró é uma dança nordestina e incorpora vários ritmos, como o baião, quadrilha, xaxado e o xote. Os instrumentos principais para a música do forró são acordeão, ou mais conhecido como sanfona, zabumba e triângulo. Essa é uma dança alegre e feita em duplas, que dançam com o corpo colado um no outro e arrastando o pé.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.