Fundamentos do voleibol

O voleibol é um esporte amplamente jogado e muitas pessoas podem não conhecer seus fundamentos. Confira os fundamentos do voleibol!

0

O voleibol é um dos esportes mais jogados no mundo, ocupando o quinto lugar. Já no Brasil, o esporte ocupa o segundo lugar, atrás apenas do futebol.

O jogo é composto de duas equipes que dividem uma quadra. O objetivo é passar a bola para o outro lado de forma que garanta pontos.

Para isso, é necessário usar somente os fundamentos do voleibol. No total, são cinco: saque, recepção, bloqueio, levantamento e ataque.

1. Saque

O saque é a ação que coloca a bola em jogo e começa um rally. Um rally é a sequência de ações que levam a um ponto. Para realizar um saque, o jogador que ocupa a primeira posição deve ir até atrás da linha de fundo e acertar a bola por cima da rede e entre as antenas. 

Se a bola tocar no chão fora da área, a equipe adversária ganha ponto. Isso também ocorre se a bola cair antes da rede. Já se a bola tocar no chão dentro da área do adversário, a equipe que lançou o saque ganha ponto. Assim como se a equipe adversária não tiver êxito no retorno da bola.

Há três tipos de saque que ocorrem nas partidas:

Saque por baixo

Esse saque é o mais usado para jogadores amadores por demandar menos potência. Com a bola posicionada sobre a palma, a outra mão deve acertá-la por baixo.

Saque por cima

O jogador deve lançar a bola para cima com uma mão e, com a outra, acertá-la.

Saque por suspensão

Também conhecido como viagem ao fundo do mar, esse saque ocorre como o saque por cima, mas com a técnica do ataque. Dito isso, o jogador deve pular de forma que a bola seja lançada de cima para baixo.

2. Recepção

A recepção é uma jogada de defesa em que o jogador recebe a bola com um toque ou manchete.

O toque é realizado com as pontas dos dedos acima da cabeça, já a manchete é a recepção com os antebraços unidos.

3. Bloqueio

O bloqueio também é uma ação de defesa. Os jogadores devem pular com os braços esticados, perto da rede, como um muro para evitar que a jogada do time adversário entre para o seu lado. 

O objetivo não é somente realizar bloqueio, mas também marcar ponto.

4. Levantamento

O levantamento é uma ação que auxilia os jogadores que irão realizar o ataque. Com a mesma técnica de toque, nesse fundamento, o objetivo é manter a bola em jogo e passá-la para o atacante. 

Um bom levantamento é essencial para um rally de sucesso com ataques bem sucedidos.

5. Ataque

O ataque geralmente é a última ação de um rally. Ele é realizado por meio de um pulo e acerto forte na bola com uma mão no movimento de cima para baixo. 

Há três tipos de ataque:

Ataque de bola alta na extremidade

Essa técnica é a mais usada por iniciantes e é conhecida, também, como bola de segurança. Ela apresenta menor risco por ser mais lenta e garante possíveis alterações do levantador e atacante.

Assim, o ataque é feito ao lado da rede.

Ataque de meio

O ataque de meio é parecido com o ataque de bola alta na extremidade, mas é necessário que o atacante percorra uma pequena distância para alcançar a bola. Como o atacante não possui uma boa visão da quadra, essa técnica é usada de forma esporádica e para garantir surpresa.

Ataque de fundo

O ataque de fundo é realizado com bolas levantadas longe da rede, de forma que o jogador posicionado na zona defensiva finalize a jogada. 

Essa técnica é indicada para jogadores experientes uma vez que pode violar a regra de invadir a zona defensiva.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.