Geografia do Panamá

O Panamá é um país localizado na América Central. Devido sua localização, é considerado estratégico. Confira os aspectos geográficos da nação.

O Panamá, ou República do Panamá, é um país localizado na América Central. Seu território limita-se com a Costa Rica (a oeste), Colômbia (a leste) e ainda é banhado pelo oceano Pacífico e mar do Caribe. Além disso, seu terreno conta com o istmo do Panamá, uma ponte estreita que liga o continente americano.

A língua oficial do Panamá é o espanhol e a capital, Cidade do Panamá. A nação conta com uma república administrativa, que fornece eleições diretas para presidente a cada cinco anos. Suas terras contam com nove províncias e três reservas indígenas autônomas.

As principais cidades do Panamá, além de sua capital, são: San Miguelito, Tocumen, David, Arraiján, Colón, Las Cumbres, La Chochera, Pacora e Santiago de Veraguas. Por fim, a maioria dos panamenses seguem a religião cristã. Segundos dados de 2011, 79,1% dos panamenhos se consideram católicos, enquanto 10,1% protestantes.

Aspectos geográficos do Panamá

O território panamense conta com 75.470 km². O país tropical possui o Canal do Panamá, que corta suas terras ao meio. Esse canal foi construído entre 1904 e 1914. Porém, o planejamento, que pertencia aos Estados Unidos, só foi transferido para o Panamá em 1977.

Entre os anos de 2007 e 2016, o Canal do Panamá passou por uma ambiciosa reconstrução, que foi importante para melhorar o tráfego no território. Então, com a conclusão da obra, passou a ser permitido mais trânsito e a passagem de navios maiores.

Canal do Panamá
Canal do Panamá

O relevo do país conta com planícies costeiras, colinas e ainda montanhas mais íngremes, localizadas na região interior. O ponto mais elevado do Panamá é o Vulcão Barú, com 3.475 metros de altura.

Vulcão Barú
Vulcão Barú

Os principais recursos naturais são o cobre e o mogno (madeira). Além disso, os principais rios panamenses são: rio Chagres, rio Tuira e o rio Chucunaque. Sua vegetação consiste na floresta tropical e equatorial.

Suas terras  costumam ser utilizadas fortemente para a agricultura. Dessa forma, o desmatamento é um dos principais problemas ambientais enfrentados pela nação. Além de degradação do solo, poluição das águas, erosão e poluição do ar, principalmente na Cidade do Panamá.

Leia também: Território Brasileiro: Regiões, áreas, fronteiras e aspectos naturais

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More