Hermes, Deus da Mitologia Grega

Conheça o mito, poderes, representações e curiosidade do deus grego Hermes, o mensageiro oficial das divindades do Olimpo.

0

Hermes era um deus grego e uma das doze divindade que viviam no Monte Olimpo. Sua principal tarefa era servir como mensageiro dos deuses. Ele era considerado o deus do comércio, ladrões, viajantes, esportes, atletas e guia para o submundo.

Ele era capaz de viajar muito rápido e podia facilmente se mover entre os reinos dos deuses, humanos e mortos. Ele era conhecido por ser astuto e trapaceiro.

Representação

Hermes era geralmente retratado como um deus jovem e atlético. Ele usava sandálias aladas (o que lhe dava super velocidade) e às vezes um boné alado.

Ele também carregava um equipamento especial chamada caduceu, que tinha asas no topo e estava entrelaçada por duas cobras.

Poderes e habilidades

Como todos os deuses gregos, Hermes era imortal e muito poderoso. Sua habilidade especial era a velocidade.

Ele era o mais rápido dos deuses e usava sua velocidade para levar mensagens para os outros deuses. Ele ajudou a levar os mortos para o submundo e poderia colocar as pessoas para dormir com seus poderes mágicos.

Nascimento de Hermes

Hermes era filho do deus grego Zeus e da ninfa da montanha Maia. Maia deu à luz em uma caverna na montanha e depois adormeceu. Hermes então escapou e roubou um pouco de gado do deus Apolo.

Estátua Deus Hermes

Em seu caminho de volta para a caverna, Hermes encontrou uma tartaruga e inventou a lira (um instrumento musical de cordas) com sua concha. Apolo mais tarde descobriu sobre o roubo e exigiu seu gado de volta.

Quando Apolo se aproximou, Hermes começou a tocar a lira. Apolo ficou tão impressionado que deixou que Hermes mantivesse o gado em troca da lira.

Mensageiro

Como o principal mensageiro dos deuses, especialmente de Zeus, Hermes aparece em muitos contos da mitologia grega. Tanto a velocidade de Hermes quanto suas habilidades como orador fizeram dele um excelente mensageiro.

Hermes levaria os comandos de Zeus para outros deuses e criaturas, como quando ele disse à ninfa Calipso para libertar Odisseu na Odisseia de Homero. Hermes ganhou sua velocidade de suas sandálias aladas, que lhe permitiram voar como um pássaro e se mover como o vento.

Inventor

Por Hermes ser inteligente, ele era frequentemente considerado o deus da invenção. Ele é creditado com por série de invenções, incluindo o alfabeto grego, números, música, boxe, ginástica, astronomia e fogo (em alguns contos).

Malandro

Desde o seu primeiro ato de roubar o gado de Apolo, Hermes tornou-se conhecido como o deus dos ladrões e dos truques.

Em muitos contos, ele não usa força para vencer batalhas, mas astúcia e inteligência. Sempre que Zeus precisava de algo, ou alguém, ele enviava o trapaceiro Hermes.

Artigos relacionados
1 De 4

Curiosidades sobre Hermes

  • Certa vez, ele assumiu o disfarce de comerciante de escravos e vendeu o herói Héracles à rainha da Lídia. Ele também ajudou Hércules na captura do cão de três cabeças Cérbero do submundo.
  • Muitas vezes ele tinha o trabalho de resgatar e cuidar de crianças como Dionísio, Arcas e Helena de Troia.
  • Ele se disfarçava como um viajante para testar a hospitalidade dos mortais.
  • Era seu trabalho buscar Persephone do deus Hades no submundo.
  • Ele usou sua lira para acalmar o Argus gigante de cem olhos e depois matou o gigante para resgatar a donzela Io.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses Gregos: Todos os Deuses Gregos

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.