Ártemis, Deusa da caça e dos animais

Ártemis é a deusa grega da caça, dos animais, da lua, do parto, da virgindade e da fertilidade na mitologia grega.

0

Ártemis foi um dos deuses antigos mais venerados pela população grega. Ártemis é a deusa grega da caça, do deserto, da lua, da virgindade, do parto, fertilidade e do arco e flecha.

Ela é a irmã gêmea do deus Apolo e um dos Doze Deuses que vivem no Monte Olimpo. Ela passa muito do seu tempo na floresta cercada por animais como cães de caça, ursos e veados.

Representação

Ártemis é geralmente retratada como uma jovem usando uma túnica na altura do joelho e armada com seu arco e flecha. Ela muitas vezes é mostrada acompanhada por criaturas da floresta, como veados e ursos. Ao viajar, Ártemis monta numa carruagem puxada por quatro veados de prata.

Poderes e Habilidades

Como todos os deuses olímpicos gregos, Ártemis era imortal e muito poderosa. Seus poderes especiais incluíam o objetivo perfeito com o arco e flecha, a habilidade de transformar a si mesma e aos outros em animais, curar doenças e controlar a natureza.

Nascimento de Ártemis

Quando a deusa titã Leto ficou grávida de Zeus, a esposa de Zeus, Hera, ficou muito zangada. Hera colocou uma maldição em Leto que a impediu de ter seus bebês (ela estava grávida de gêmeos) em qualquer lugar da Terra. Leto acabou encontrando a ilha secreta de Delos, onde ela teve os gêmeos Ártemis e Apolo.

Seis Desejos

Quando Ártemis completou três anos, ela pediu ao seu pai Zeus seis desejos:

  • Nunca se casar;
  • Ter mais nomes do que seu irmão Apolo;
  • Ter um arco e flechas feitas pelos Ciclopes e uma túnica de caça até os joelhos para trazer luz ao mundo;
  • Trazer luz ao mundo
  • Ter sessenta ninfas para serem seus amigos e que cuidariam de seus cães;
  • Ter todas as montanhas como seu domínio

Orion

Um dos melhores amigos de Ártemis era o gigante caçador Orion. Os dois amigos adoravam caçar juntos.

Estátua de Ártemis

No entanto, um dia Orion se gabou para Ártemis que ele poderia matar todas as criaturas na Terra.

A deusa Gaia, a Mãe Terra, ouviu o orgulho e enviou um escorpião para matar Orion. Em algumas histórias gregas, na verdade é Ártemis quem acaba matando Orion.

Gigantes de Combate

Um mito grego conta a história de dois irmãos chamados gigantes de Aloadae. Esses irmãos cresceram e se tornaram muito grandes e poderosos. Tão poderosos que até os deuses começaram a temê-los.

Ártemis descobriu que eles só poderiam ser mortos um pelo outro. Ela se disfarçou como um cervo e saltou entre os irmãos enquanto eles estavam caçando.

Os dois atiraram suas lanças em Artemis, mas ela se esquivou das lanças bem a tempo. Os irmãos acabaram atacando e matando uns aos outros com suas lanças.

Artigos relacionados
1 De 4

Curiosidades sobre Ártemis

  • Quando a rainha Niobe ridicularizou sua mãe, Leto, por ter apenas dois filhos, Ártemis e Apolo se vingaram matando todos os catorze filhos de Niobe.
  • Apesar de não ter filhos, ela era considerada a deusa do parto.
  • Ela era a protetora das meninas até elas se casarem.
  • Ártemis foi o primeiro dos gêmeos nascidos. Depois de nascer, ela ajudou a mãe no nascimento de seu irmão Apolo.
  • Um dos maiores templos construídos para um deus grego ou deusa era o Templo de Ártemis em Éfeso. Era tão impressionante que foi nomeado uma das Sete Antigas Maravilhas do Mundo Antigo.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses Gregos: Todos os Deuses Gregos

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.