Jogos cooperativos
Os jogos cooperativos são ótimas ferramentas para promover o trabalho em equipe e unir um grupo de pessoas. Confira o que são e exemplos!
Os jogos cooperativos visam o fortalecimento do espírito de equipe, assim como a confiança e amizade entre colegas. Realizadas em grupo, as dinâmicas abandonam a competitividade de jogos tradicionais, que podem criar tensões.
Nesses jogos, o objetivo é alcançar resultados e solucionar problemas em equipe. Assim, o resultado final não é, necessariamente, o principal, mas sim a cooperação. Os jogos são cooperativos quando têm como objetivo esses aspectos.
O que são jogos cooperativos?
Jogos cooperativos são dinâmicas que promovem o trabalho em equipe e ajuda ao próximo. Os valores de individualismo e competição são esquecidos para dar lugar à cultura da parceria.
Utilizados com propósitos pedagógicos de desenvolver habilidades socioemocionais, esses jogos são implementados com crianças, adolescentes e adultos. Com o trabalho em equipe, o intuito é promover a visão do colega como aliado e distanciar da estrutura da hierarquia, uma vez que todos são igualmente importantes.
Algumas habilidades desenvolvidas são a paciência, empatia, confiança e criatividade. Além disso, é uma prática utilizada para integrar, também, as pessoas mais tímidas ou excluídas, assim como para aliviar tensões.
Exemplos de jogos cooperativos
Esses jogos são criados de acordo com a criatividade. Sendo assim, não há uma lista fixa. Confira alguns exemplos de jogos cooperativos:
Nó humano
Os participantes devem segurar as mãos entre si, com duas regras: não pode segurar as duas mãos de uma só pessoa e não pode segurar a mão do colega diretamente ao lado. Assim, após criar um nó, devem desfazê-lo sem soltar as mãos, de modo que formem um grande círculo ao final.
Sala de escapada
A sala de escapada ou escape room virou uma atração popular mundialmente. Nela, uma equipe é colocada em uma sala trancada com pistas e enigmas. Em conjunto, devem desvendar onde está a chave e como sair da sala.
Para aumentar a diversão, podem criar uma história que alinhe com a situação e as pistas, como nos jogos de detetive.
Passar bambolê
Com todos os participantes em círculo com as mãos dadas, devem passar um bambolê para o próximo sem soltar as mãos. Essa atividade promove a coordenação motora, equilíbrio e ajuda ao próximo.
Leia também:
- Hora da diversão – Jogo de perguntas e respostas para gincana em casa
- Divirta-se e libere energia – 5 ideias de brincadeiras para gincana em casa
- Gincanas – Brincadeiras divertidas para ninguém ficar de fora!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.