A matéria orgânica é um conjunto de compostos formados por elementos orgânicos encontrados nos ambientes terrestres e aquáticos.
Geralmente, ela se apresenta de forma heterogênea, com restos animais ou vegetais, além de resíduos que são eventualmente lançados no meio ambiente.
A matéria orgânica é indispensável na natureza, pois serve como fonte de alimento para seres vivos e garante a continuidade dos ciclos biogeoquímicos.
Para que a matéria orgânica retorne para o meio ambiente é necessário que ela passe por um processo de reciclagem e degradação através de microrganismos como fungos e bactérias.
Apesar de muito importante para o meio ambiente, quando a matéria orgânica é inserida de forma antrópica e desordenada no ambiente natural, ou seja, através de ações humanas, pode causar desequilíbrios ambientais como eutrofização, hipóxia e poluição.
O que é matéria orgânica?
As moléculas orgânicas são compostas principalmente por carbono e nitrogênio que são unidos por ligações covalentes.
O carbono é o elemento com maior quantidade, representando aproximadamente metade da massa de uma matéria orgânica.
Além do carbono e do nitrogênio, elementos como o oxigênio, o fósforo, o enxofre e o potássio também fazem parte da matéria orgânica.
Classificação da matéria orgânica
Autóctone
Proveniente de uma fonte dentro do ecossistema, como plantas que morrem e se decompõem.
Alóctone
Proveniente de fora do ecossistema, podendo ser transportada para dentro dele por questões ambientais ou ação antrópica.
Viva
Seres vivos são matéria orgânica viva.
Morta
A excreção dos animais ou restos mortais de seres vivos representam matéria orgânica morta.
Particulada
Refere-se a matéria orgânica de meio aquático que pode formar porosidade no ecossistema e ser filtrada na para se separar da água.
Dissolvida
Refere-se a matéria orgânica de meio aquático que está completamente diluída na água, não podendo ser separada por métodos básicos de filtragem.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.