Eutrofização

Continue lendo para entender o que o excesso de nutrientes pode causar na água!

0

O que é eutrofização? A eutrofização é um processo natural que acontece quando o acúmulo de matéria orgânica é excessivo em ambientes aquáticos, seja ele um rio, um lago, uma represa e etc.

Essa matéria orgânica é proveniente de esgotos e outros dejetos que provocam o desenvolvimento de algas e seres decompositores causando coloração turva, mal cheiro e baixíssimos níveis de oxigênio.

A eutrofização da água causa a morte de espécies de animais e plantas aquáticas que vivem naquele ambiente. Ela pode ocorrer de forma natural ou proveniente de ação antrópica.

A eutrofização natural acontece espontaneamente de forma lenta pois utiliza os próprios elementos da natureza.

Já a eutrofização antrópica é aquela provocada por atividades humanas que poluem as águas como:

  • Acúmulo de lixo.
  • Saneamento básico ineficiente ou inexistente.
  • Despejo incorreto de dejetos em cursos d’água.
  • Uso de fertilizantes que contaminam o solo e a água do local.

Como acontece a eutrofização?

A decomposição do excesso de matéria orgânica presente na água ocorre naturalmente, entretanto, esse processo altera a disponibilidade de nutrientes fazendo com que as algas se proliferem e também aumente a quantidade de seres decompositores como bactérias aeróbicas.

O aumento de nutrientes disponível na água é um dos grandes problemas da eutrofização pois modifica o equilíbrio natural, desestabilizando a cadeia trófica.

O crescimento desenfreado de organismos na água impede que a luz do Sol atinja partes mais profundas, fazendo com que as plantas aquáticas não consigam realizar fotossíntese.

Quando não fazem fotossíntese, as plantas morrem por falta de alimento e não liberam oxigênio na água para que os animais que vivem ali utilizem esse gás.

Sendo assim, o aumento da quantidade de nutrientes e a falta de luz causa a desoxigenação dos ambientes aquáticos levando a eutrofização e, consequentemente, morte dos seres vivos daquele ecossistema aquático.

Esquema da eutrofização
Esquema da eutrofização

Quais as soluções para a eutrofização?

A solução para a eutrofização é investir em saneamento básico de qualidade, combate à poluição, coleta e descarte adequado de lixo e tratamento de resíduos.

Tratar a água eutrofizada é extremamente importante para não contaminar outros cursos d’água, evitando assim a disseminação de matéria orgânica em excesso nos ambientes aquáticos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.